Comunicadores de todos os cantos, todos os sonhos e do mesmo Mestre Comunicador

Na oitava edição do Encontro Nacional da Pascom, um verdadeiro mosaico da Igreja do Brasil foi constituído por pasconeiros e pasconeiras de todos os estados do território nacional, motivados pelo desejo de comunicar o Evangelho e colaborar na edificação do Reino.

Os cerca de 900 participantes do evento trazem consigo histórias e particularidades que nos permitem perceber uma pluralidade de ações de comunicação em realidades tão diversas, mas que convergem para uma unidade.José Faria e Breno de Oliveira vieram juntamente com os demais membros das Pascom da paróquia Santa Cruz de Aguaí, Diocese de São João da Boa Vista (SP).

Pela primeira vez no Encontro, estavam ansiosos por conhecer “novidades e tecnologias novas”. A expectativa era grande, segundo José, pois “nossa cidade é pequena e o acesso complicado. Viemos buscar inspiração e maneiras diferentes de nos comunicar”.

Tamanha expectativa motivou que 6 dos 20 pasconeiros da paróquia percorressem as 4 horas de viagem entre Aguaí e Aparecida. Com pouco mais de um ano atuando na Pascom, Tania da Silva Regina Vieira, da Paróquia São Sebastião de Belford Roxo, da Diocese de Nova Iguaçu (RJ), também veio entusiasmada: “nossa equipe é pequena, mas viemos cheias de expectativas. Viemos eu, Sônia, a coordenadora e a Natalina, que nos trouxe”.

Sonia revelou que sua primeira participação em um Encontro Nacional estava marcada pela surpresa e ansiedade: “nós comunicadores, dentro de nossas dioceses, temos um papel muito importante, não somente de tirar fotos ou fazer vídeos, mas de comunicar Jesus e evangelizar através das redes.

Há muita coisa ruim na internet e nós devemos levar o que é bom”. Primeiro Encontro de muitosNesta edição, chama atenção o numero expressivo de pasconeiros que participam do Encontro Nacional pela primeira vez. Muitos deles iniciaram suas atividades durante a pandemia, como forma de oferecer sua contribuição durante uma situação tão diferente que estávamos vivendo.

Como primeira participação, os agentes da Pascom têm a oportunidade de conhecer presencialmente diferentes pessoas, mesmo os membros da equipe de coordenação nacional da Pastoral da Comunicação, sempre muito presentes nos diversos meios da Pascom Brasil.Isabele Cardia, coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Brasília, iniciou sua missão como agente há três anos e há um ano assumiu a coordenação na Arquidiocese. “Estou muito emocionada e feliz. Desejo aprender muito e conhecer mais pessoas neste grande encontro de comunicadores”.

As 16 horas de viagem de ônibus foram cansativas, mas o esforço revela o desejo de participar pela primeira vez do Encontro Nacional e ver rostos de diferentes partes do Brasil e empenhados na mesma missão de anúncio através da comunicação.

Pela segunda vez no Encontro Nacional, Anderson Ferreira, coordenador da Pascom de Caetité (BA), relata a alegria de novamente se reunir com os pasconeiros do país: “é uma alegria encontrar pessoas do Brasil inteiro, tanta gente que tem essa missão comunicar o Evangelho através desta importante pastoral”.

Considera necessário participar destes grandes momentos por vários, como encontro, criação de laços, mas também pela formação proporcionada: “é sempre importante nos reunirmos para atualizar nossa missão de acordo com os desafios atuais e acompanhando as evoluções tecnológicas. A Igreja deve caminhar de forma a evangelização acompanhe o momento que estamos vivendo”.

A alegria também é apontada pelo padre Jandeilson Rodrigues, da Diocese de Guarabira, na Paraíba, como primeiro sentimento proporcionado pela participação no Encontro Nacional da Pascom. “É uma alegria imensurável. Somos muitos e todos ligados a uma mesma pastoral, que e justamente a pastoral que interliga as demais pastorais da Igreja. É um grande desafio que temos nas mãos, pois estamos trabalhando na edificação do Reino”.

Padre Jandeílson é assessor na pascom no regional nordeste 5, ajudando as dioceses do estado do Maranhão. Manifesta sua surpresa em ver o protagonismo de tantos jovens nesta ação pastoral: “estes são os novos pasconeiros, mostrando que a juventude também tem esperança em contribuir com a comunicação e o anúncio do Evangelho”. O padre veio acompanho de um grupo de 15 pessoas, esperançosas em ganhar experiência através do contato com pessoas de outros estados: “esse contato com pessoas de diferentes locais e culturas nos permite perceber como está acontecendo a comunicação em lugares tão diferentes. Isso é facinante”.

O Encontro Nacional da Pascom tem se mostrado uma oportunidade de formação e de criação de laços, aproximando agentes das mais variadas partes do Brasil. Na verdade, é possível contemplar o rosto da Pastoral da Comunicação em nível nacional a partir da união de pessoas provenientes de todas as partes. E mais: a comunicação que gera comunhão através da tão desejada cultura do encontro tão desejada pelo Papa Francisco.

Por Padre Rodrigo Antônio da Silva

Vigário Episcopal para a Comunicação Diocese de Campo Limpo/SP