[ARTIGOS] “Contribuir para a participação das juventudes encarcerada na 3ª Conferência Nacional de Juventude”

Folder-Pastoral-Carcerária200No mês de março a Pastoral Carcerária Nacional e a Pastoral da Juventude Nacional (PJ) se reuniram em São Paulo para avançar na parceria, na articulação e na pastoral de conjunto. A PJ nos apresentou uma demanda bem clara a partir do processo da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá em 2015: contribuir para a participação das juventudes encarceradas na conferência, para que possam discutir seus direitos e formular sugestões de politicas públicas.

Juntamente com a possibilidade de participação política de jovens presos (e maior exposição da realidade prisional, na perspectiva que defendemos de avançar na abertura do cárcere à sociedade), esse processo deve abrir mais espaços para que membros da PJ passem a visitar presídios e contribuir em trabalhos da PCr, assim como nos subsidiar e orientar em relação à realidade e metodologia de trabalho com as juventudes.

Neste primeiro momento precisamos fazer um levantamento (mapeamento) de unidades prisionais onde poderíamos realizar os debates (conferências livres) com as/os jovens presas/os. O formato desses debates e o período que devem ocorrer ainda serão definidos, tendo sempre como proposta a parceria e o diálogo com a PJ.

Pela PCr Nacional definimos que Marcelo Naves, responsável pela assessoria de comunicação, ajudará na organização inicial dessa articulação. Para tanto, peço, por favor, que enviem para ele ([email protected]) o contato de uma pessoa da PCr de seu estado que possa contribuir na construção desse trabalho. Sobre os objetivos e métodos das Conferências de Juventude, Marcelo está à disposição para os esclarecimentos.

Conto com cada uma e cada um de vocês para avançarmos na pastoral de conjunto em nossa Igreja, sempre á serviço da vida e da sociedade, para a construção do Reino.

Um fraterno e alegre abraço de Aleluia!

Pe. Valdir João Silveira, Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária.

Saiba mais em https://carceraria.org.br/ ou ligue para Regina Pereira, Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza [85] 3388.8718.