5ª Semana Social Brasileira: Estado para que e para quem?

ocara400.1

Leia a íntegra da Carta Compromisso do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira da Paróquia de Ocara e Região Episcopal Nossa Senhora da Palma/Serra.

“As alegrias e as esperanças e as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, e as tristezas e a angústias dos discípulos de Cristo e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.” (Constituição Dogmática do Conc. Vaticano II Gaudium et Spes, 1)

Nós representantes das comunidades pertencentes à Paróquia de Ocara e Região Episcopal Nossa Senhora da Palma/Serra, reunimo-nos no período de 04 a 06 de julho de 2013 no seminário paroquial e regional em preparação da 5ª Semana Social Brasileira que tem como tema: Estado para que e para quem? – A participação da sociedade na democratização do Estado brasileiro. Estivemos presente no número aproximado de 100 pessoas, representantes de 12 comunidades de base, entidades da sociedade civil organizada, além de delegações das paróquias de Acarape, Antonio Diogo, Aratuba e Pacoti.

Por fidelidade a Jesus de Nazaré e a seu projeto libertador (Lc 4,14-21) que sempre buscou uma vida abundante para todos (Jo 10,10), nestes três dias vimos ser necessário conclamar a todos os homens e mulheres de boa vontade para a construção de uma nova realidade em nosso município e região. Desta forma, a metodologia do ver, julgar e agir, nos ajudou a perceber os principais problemas que nos afetam, a saber:

• Sofremos de um deficitário atendimento na saúde pública no tocante à dificuldade de marcação de consultas e na realização de exames;

• Constatamos a total ausência do poder público do Maciço de Baturité no tratamento de pessoas vitimadas pelo flagelo das drogas;

• Percebemos com indignação que o município de Ocara sofre com a irregularidade na distribuição da água pela CAGECE, o que por se só é motivo de escândalo e soma-se a isso, a cobrança integral da taxa mensal;

• Foi veiculado de forma massiva pelos meios de comunicação que parte da água distribuída pelo programa de carro-pipa do Governo do Estado está contaminada. Se não bastasse em pleno século XXI a utilização de tal programa, revolta-nos o desapreço pela vida humana;

• Denunciamos o aprofundamento da violência, a ausência de políticas públicas eficazes de cultura lazer e educação, assim como o inexpressível contingente policial nas cidades com uma media vergonhosa de 04 policiais por cidades do Maciço de Baturité;

• Apontamos o crime ambiental de aterramento da lagoa de Ocara.

Diante da realidade de direitos negados historicamente, nós reunidos no seminário preparatório da 5ª Semana Social Brasileira reafirmamos o nosso compromisso de continuar acreditando num Estado que leve em consideração os gritos e clamores do povo que chega aos céus.

Para que o apelo de nossas demandas seja atendido, somos sabedores e sabedoras, que dependerá sobremaneira do nosso nível de organização e comprometimento e assim constituímos as seguintes ações prioritárias:

• Criação de uma Escola de Liderança Popular a nível Paroquial e Regional com intuito de se pensar a dimensão social da Fé;

• Criação de uma Comissão Regional e Municipal de acompanhamento das sessões da(s) Câmara(s) municipal(is) e de fiscalização das contas do(s) Município(s);

• Realização de uma audiência com representantes da CAGECE para debater a problemática em torno da má distribuição da água no município de Ocara;

• Fazer uma grande manifestação pública para entregar nossa Carta Compromisso ao Governo e à Câmara Municipal de Ocara;

• Entrega da carta compromisso a todos os representantes políticos dos municípios da Região Episcopal Serra – N. Sra. da Palma.

Temos a certeza de que devemos continuar nossas reflexões sobre o Estado brasileiro construído ao longo desses mais de 500 anos e trabalhar pela edificação de uma nação igualitária, solidária e comprometida com a vida. Trabalharemos na construção de um Projeto Popular para o Brasil, para que o povo brasileiro possa verdadeiramente interferir nos rumos de seu País.

Queremos um Estado a serviço do povo brasileiro!

Participantes do seminário paroquial e regional em preparação à 5ª Semana Social Brasileira.

Ocara-Ce, 06 de Julho de 2013.

ocara400.2ocara400.3