Foto: Christian Bacelar.
A Arquidiocese de Fortaleza celebrou, nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a ordenação diaconal de 13 seminaristas, em uma cerimônia solene na Catedral Metropolitana. A missa foi presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza e concelebrada por diversos padres, diáconos permanentes e bispos. Os ordenados escolheram o lema “Eu estou convosco, com aquele que serve” (Lc. 22,27), refletindo o compromisso com o serviço, a humildade e a dedicação à missão da Igreja.
Os seminaristas que receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem e foram ordenados diáconos são:
- Diego Alexsandro Sousa Rocha
- Francisco Dhiego Fontoura da Graça
- Francisco Maxsuwel Nunes de Oliveira
- Francisco Roberto de Araújo da Silva
- Joamisson Cunha de Almeida Freitas
- João Pedro Soares de Sousa
- Leandro Santos Oliveira, CCSh
- Marcelo Correia da Silva
- Marcos Vinícius Dantas Lima
- Pedro Miguel da Silva Neto
- Ruan Alif Mendes de Lima
- Ricardo Florêncio de Sena, CCSh
- Ygor Amaro Teixeira Asevedo
Foto: Christian Bacelar
Dom Gregório Paixão, OSB, exortou os novos diáconos a nunca se esquecerem da graça recebida e do heroísmo que o ministério exige. Em sua homilia, o arcebispo ressaltou:
“Nunca se esqueçam da graça que hoje vocês receberam. Nunca se esqueçam da beleza do heroísmo que Deus deseja que vocês pratiquem, todos nós, durante toda uma vida, porque somos todos servidores. E nunca se esqueçam daquele que, sendo Deus, se encarnou não para ser servido, mas para servir. Porque Ele é o modelo perfeito do heroísmo que desejamos e do serviço que prestamos a todos os irmãos, e de um modo especial pelo diaconato, pelos mais necessitados.”
A ordenação diaconal é um momento importante no caminho vocacional desses seminaristas, que, após 8 anos de preparação, a partir deste momento, assumirão importantes responsabilidades na Igreja. De acordo com o Cerimonial dos Bispos, os diáconos ocupam um lugar de grande consideração na Igreja desde os primeiros tempos, sendo chamados a serem homens de boa reputação, cheios de sabedoria, e a viverem como verdadeiros discípulos de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir.
Funções e responsabilidades dos Diáconos
Fortalecidos pelo dom do Espírito Santo, os diáconos ajudam o Bispo e os sacerdotes no ministério da Palavra, no serviço no altar e na caridade. Durante a liturgia, os diáconos têm diversas funções: anunciam o Evangelho, servem no altar, distribuem o Corpo e o Sangue de Cristo, e lideram a comunidade durante a oração universal. Além disso, os diáconos são chamados a considerar o Bispo como um pai e a ajudá-lo com o mesmo zelo com que serviriam o próprio Senhor Jesus Cristo.
Nas ações litúrgicas, o diácono também tem a responsabilidade de assistir o celebrante, servir junto ao altar, ao livro e ao cálice, dirigir a comunidade com monições oportunas e anunciar as intenções da oração universal. Caso não haja outro ministro, o diácono desempenha funções adicionais, incluindo a de orientar o povo durante a celebração, afirma o Cerimonial dos Bispos.
Um momento de grande alegria e esperança
A Ordenação representa uma grande alegria para a Arquidiocese de Fortaleza, que acompanha com oração e apoio a caminhada desses irmãos rumo ao ministério sacerdotal. A celebração contou com a presença de fiéis, familiares e amigos dos ordenados, que marcaram essa data especial na vida da Igreja Arquidiocesana.
Assista a cerimônia na íntegra:
Galeria de imagens:
Texto: Thiago Ribeiro – Fotos: Christian Bacelar.