A morte do padre Dionísio

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald

Faleceu no dia 12 de dezembro, Festa e Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, o missionário redentorista, Pe. Denis Cronin. Pe. Denis nasceu na Irlanda no dia 20 de fevereiro de 1933 e depois de fazer seus estudos filosóficos e teológicos no Seminário Redentorista em Galway, Irlanda, foi ordenado padre em 1959. Chegou no Brasil no mesmo ano como padre recém ordenado. Aqui foi conhecido como Pe. Dionísio. Desde o início de sua longa permanência entre nós fiquei impressionado com sua extraordinária personalidade. Homem de profunda fé e intensa vida espiritual na qual destacam um espírito de oração, fervoroso ministério sacerdotal, boníssimo testemunho de vida simples e austera, total dedicação aos pobres e menos favorecidos que formaram a grande parte de seu rebanho.

Brasileiro naturalizado, Pe. Dionísio trabalhou como missionário em Pedro Afonso, Goiás (hoje o Estado de Tocantins), Iguatu e Fortaleza no Ceará, Parnaíba e Teresina no Piauí. Passou vários anos aqui em Fortaleza como Ecônomo da Vice Província de Fortaleza. Foi grande apoiador das lutas populares e incentivador das organizações em favor da vida, dentro das quais podemos destacar a Pastoral Operária, juntamente com as Comunidades Eclesiais de Base. Houve missa de corpo presente no dia 13 de dezembro às 19.00 horas na Igreja Matriz São Raimundo no Bairro Rodolfo Teófilo e no dia 14 outra missa com corpo presente concelebrado por 17 padres redentoristas. Depois desta missa houve o enterro no Parque da Paz com um grande acompanhamento de padres e fiéis.

Dionísio, agora face-a-face com Deus, a quem serviu devoto e fielmente, possa contemplar e celebrar eternamente a bondade e misericórdia do Pai, de quem foi fiel mensageiro e testemunha. Que o coro festivo te acolha e te conduza a Cidade Santa, a Jerusalém celestial, para que tenhas um descanso eterno, e que o esplendor da glória de Deus te abrace por eternidade.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1