Na noite do dia 26 de fevereiro deste ano da graça de Deus, no jubileu da esperança, há dois mil e vinte e cinco anos da encarnação do Verbo, a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Taquara, Caucaia, comemorou o décimo ano de sua criação canônica.
De uma história que começou há mais de um século, essa porção do povo de Deus já pertenceu pastoralmente a umas localidades distantes como: Messejana, Parangaba, Bom Jardim, Maranguape, Maracanaú até chegar à Caucaia e ter, finalmente, o seu desmembramento da Paróquia do Capuan.
Numa celebração que reuniu grande parte de sua representação comunitária de fé e de fiéis em geral, o povo rezou, cantou e louvou a Deus todas as bênçãos dispensadas à comunidade paroquial. Ao final da missa, todos se dirigiram para o grande bolo confeccionado para a ocasião e com grande satisfação se cantou “os parabéns”.
Ao ser entrevistado, o fiel que já foi secretário desta Paróquia, Arlan Rodrigues, lembrou o processo de organização das papeladas necessárias para a criação da Paróquia, a parte burocrática nunca é lembrada, mas que lhe é uma boa recordação ao celebrar esse dia. Falou ainda das palavras do Padre Jares Marques na homilia, onde ressaltou a questão da evangelização: “Temos que ir atrás das pessoas, convidar o povo a sair das suas casas, participar da igreja, na comunidade e rezar junto as maravilhas de Deus.”
O sacristão João Lucas relatou que um momento de alegria vivido nesses anos foi o retorno pós – pandemia: “Quando as igrejas todas fechadas e voltar a celebrar com jubilo os feitos que Deus tem realizado em nossas vidas encheu o coração de felicidade” e que espera para os anos vindouros os frutos da catequese de iniciação à vida cristã, “As crianças e jovens inseridos nesse tempo de catequese são o futuro da nossa igreja e que nós possamos celebrar por muitos e muitos anos a glória de Deus manifestada nesse povo de Deus reunido em nossa paróquia”.
E assim foi a festividade de criação canônica da Paróquia Imaculada Conceição, uma noite de encontro entre irmãos da fé, celebrando a felicidade de pertença a igreja de Cristo e como prega o pároco, Padre Jares, desde quando chegou a Paróquia, vamos juntos fazer Cristo ser conhecido e sendo conhecido, ser amado e não mais abandonado.
Texto: Bruno Feitoza, Comunicador da Pascom de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara
Fotos: Bruno e Marcelina, Comunicadores da Pascom de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara