AÇÃO SOCIAL
Após a realização do II Dia Mundial dos Pobres em todo o mundo no dia 18 de novembro de 2018, a Paróquia São João Batista de Horizonte, município distante a 42 km de Fortaleza, resolveu dá uma atenção mais especial aos necessitados. A iniciativa pretende dá continuidade o ano inteiro e os anos vindouros. Trata-se de uma iniciativa do Pe. Toinho, do pároco Jesus Alexandre, dos vigários paroquiais Pe. Guilherme e José Ferreira, e de uma intensa equipe de voluntariado.
O Projeto
A iniciativa deseja dá de comer a quem tem fome. Tudo funciona na base do voluntariado. Primeiro a visitação nas comunidades, para o conhecimento da realidade; segundo o recolhimento dos alimentos, doados por empresários e comerciantes locais; terceiro a preparação do sopão ou caldo e quarto a distribuição no final da tarde para a noite.
Segundo os organizadores, tudo partiu do tema deste ano retirado do salmo 34: “Este pobre grita e o Senhor o escuta”. E na mensagem, “as palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’, explica o Papa Francisco.
Primeira ação
A realização da primeira iniciativa aconteceu no último dia 08, na comunidade Buenos Aires II, na Praça Luciano Ferreira Lima. O momento contou com a presenças de várias famílias do bairro, além de toda a equipe voluntária.(fotos)
Já a segunda ação foi na comunidade de Estada Nova, também com muitas famílias e a equipe de voluntários.(fotos)
Com informações:
Francisco Jonas de Lima
Pastoral da Comunicação
Paróquia São João Batista – Horizonte