Local do martírio do futuro santo Romero acolhe Congresso dedicado aos 50 anos de Medellín.
Cidade do Vaticano – Foram abertas as inscrições para o III Congresso continental de Teologia, que se realizará de 30 de agosto a 2 de setembro na capital salvadorenha, San Salvador.
Teólogos de todo o continente americano debaterão na Universidade Centro-americana José Simeón Cañas (UCA) o tema: “Os clamores dos pobres e da Terra nos interpelam. 50 anos da Conferência de Medellín.
O documento de Medellín – assim como os de Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007), que deram origem à opção preferencial pelos pobres – esteve presente no conteúdo e na metodologia adotada nos precedentes Congressos, realizados sempre no Brasil a cada três anos: São Leopoldo (RS) em 2012 e Belo Horizonte (MG) em 2015.
Patrimônio
O próprio Papa Francisco, durante a sua visita apostólica à Colômbia, em setembro de 2017, recordou a importância de retornar ao “patrimônio” de Medellín: “é muito mais cômodo transformá-los em lembranças das quais se celebram os aniversários (50 anos de Medellín, 20 de Ecclesia in America, 10 de Aparecida!) do que custodiar e fazer fluir a riqueza deste patrimônio”.
Segundo informações divulgadas pela Agência Fides, a diretora do Mestrado em Teologia Latino-americana da UCA, Martha Zechmeister, declarou: “Evocar Medellín nos leva também a celebrar o testemunho e a autoridade dos mártires que viveram o Evangelho e a opção pelos pobres até suas extremas consequências”.
Futuro Santo
Os participantes vão “analisar, a partir dos problemas e das esperanças dos pobres, os novos contextos socioculturais, políticos, eclesiais e teológicos da América Latina e do Caribe, diante dos paradigmas emergentes e do clamor da Terra, considerando os horizontes abertos do ecumenismo e do diálogo inter-religioso”.
Durante os quatro dias de conferências, painéis e workshops, haverá momentos culturais e uma peregrinação aos locais do martírio de quem deu a vida até as últimas consequência, como o futuro santo Oscar Arnulfo Romero.
Fonte: Vaticano News