Abertas inscrições para III Congresso continental de Teologia

San Salvador acolhe III Congresso continental de Teologia (AFP or licensors)

Local do martírio do futuro santo Romero acolhe Congresso dedicado aos 50 anos de Medellín.

Cidade do Vaticano – Foram abertas as inscrições para o III Congresso continental de Teologia, que se realizará de 30 de agosto a 2 de setembro na capital salvadorenha, San Salvador.

Teólogos de todo o continente americano debaterão na Universidade Centro-americana José Simeón Cañas (UCA) o tema: “Os clamores dos pobres e da Terra nos interpelam. 50 anos da Conferência de Medellín.

O documento de Medellín – assim como os de Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007), que deram origem à opção preferencial pelos pobres – esteve presente no conteúdo e na metodologia adotada nos precedentes Congressos, realizados sempre no Brasil a cada três anos: São Leopoldo (RS) em 2012 e Belo Horizonte (MG) em 2015.

Patrimônio
O próprio Papa Francisco, durante a sua visita apostólica à Colômbia, em setembro de 2017, recordou a importância de retornar ao “patrimônio” de Medellín: “é muito mais cômodo transformá-los em lembranças das quais se celebram os aniversários (50 anos de Medellín, 20 de Ecclesia in America, 10 de Aparecida!) do que custodiar e fazer fluir a riqueza deste patrimônio”.

Segundo informações divulgadas pela Agência Fides, a diretora do Mestrado em Teologia Latino-americana da UCA, Martha Zechmeister, declarou: “Evocar Medellín nos leva também a celebrar o testemunho e a autoridade dos mártires que viveram o Evangelho e a opção pelos pobres até suas extremas consequências”.

Futuro Santo
Os participantes vão “analisar, a partir dos problemas e das esperanças dos pobres, os novos contextos socioculturais, políticos, eclesiais e teológicos da América Latina e do Caribe, diante dos paradigmas emergentes e do clamor da Terra, considerando os horizontes abertos do ecumenismo e do diálogo inter-religioso”.

Durante os quatro dias de conferências, painéis e workshops, haverá momentos culturais e uma peregrinação aos locais do martírio de quem deu a vida até as últimas consequência, como o futuro santo Oscar Arnulfo Romero.

Fonte: Vaticano News

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais