“Memória, recepção e perspectivas – a relevância do Vaticano II para a reflexão missiológica”. Com este tema o Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami) realizam nos dias 24 a 28 de setembro, o 1º Simpósio de Missiólogos no Brasil.
De acordo com a organização da formação, o Simpósio deverá ser um momento de encontro, reflexão, estudo, patilha e articulação, durante o qual pensam dar os primeiros passos para uma associação civil de missiólogos no Brasil. A formação atende também exigências presentes no Documento de Aparecida (DAp). “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais (DAp 11)”.
Com relação ao Vaticano II, o horizonte missiológico forjou a transição de uma Igreja Cristandade para uma Igreja Povo de Deus. Por causa dos 50 anos que se passaram desde o início do Concílio (1962) e de certa estagnação na vida eclesial de hoje, muitos movimentos eclesiais e comunidades teológicas procuram reconstruir significado e imperativo teológico-pastoral deste evento epocal que era o Concílio para a vida da Igreja.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever pelo site www.ccm.org.br. Em breve as informações sobre o local e a programação detalhada estarão no site
Por Fúlvio Costa (Assessor de Imprensa POM) www.pom.org.br