Celebramos nesta Terça-feira, dia 22 de dezembro, o aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Após a demolição da antiga Igreja da Sé que aconteceu em setembro de 1938, foi plantada a pedra fundamental, início simbólico da edificação da nova Igreja-Mãe de Fortaleza.
Após 40 anos de construção a conhecida Igreja da Sé foi inaugurada por Dom Aloísio Lorscheider no dia 22 de dezembro de 1978. O novo templo que hoje contemplamos tem capacidade para cinco mil pessoas e destaca-se por seu tamanho, beleza e imponência arquitetônica. Seu projeto é de autoria do engenheiro francês George Mounier que se inspirou na belíssima Catedral de Colônia, na Alemanha.
Construída em formado de uma grande cruz, a Catedral de Fortaleza que hoje completa 37 anos, é o cenário das grandes celebrações da igreja local, por exemplo: as celebrações litúrgicas da Quaresma, da Páscoa, do Natal, Campanha da Fraternidade, Catequese quaresmais, festa de São José, encerramento da Caminhada com Maria e Caminhada Penitencial, etc.. Na nave central existe três capelas: Capela do Santíssimo, Capela de São José e Capela de Nossa Senhora da Assunção.
A igreja mãe da arquidiocese possui um grande acervo de belos vitrais:
– O Brasão da Arquidiocese – a cima da porta central
– São Pedro e São Paulo – estão à direita e a esquerda da porta central
– 3 grandes Rosáceas ( São José, Nossa Senhora das Dores e da Eucaristia );
– 7 rosas representadas pelos dos sacramentos ( Batismo, Eucaristia, Reconciliação ou Confissão, Crisma, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem) destaque no seu altar mor, na pia batismal e na Capela do Santíssimo Sacramento;
– 12 apóstolos de Jesus (Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Matheus, Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Cananeu, Matias) – situados 6 a direita e 6 a esquerda na nave central;
– 6 papas ligados à Arquidiocese ( Pio IX, Leão XIII, Pio X, Bento XV, Pio XI e Pio XII ) – localizados na nave central em cima dos discípulos;
– Na parte superior da nave central e laterais também é possível visualizar 24 personalidades bíblicas do Antigo Testamento ( Adão, Eva, Noé, Sem, Moisés, Arão, Melquisedec, Abraão, Isaac, Jacó, José filho de Jacó, Abel, Elias, Eliseu, Judite, Ester, Matatias, Eleazar, Samuel, Davi, Gedeão, Judas Macabeu, Suzana e Ruth ).
Nas partes laterais superior do altar estão os 4 profetas maiores ( Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel ) e os 12 profetas menores (Zacarias, Malaquias, Oseas, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias e Ageu).
No centro superior do Altar estão 5 cenas que lembram a Eucaristia ( Jesus no poço com a Samaritana; As Bodas de Caná; A multiplicação dos pães; O banquete nupcial e Os discípulos de Emaús ).
Sobre as portas da Capela do Santíssimo e da Sacristia estão os quatro evangelistas ( Mateus, Marcos, Lucas e João).
Atrás do altar estão os vitrais com os mistérios do Rosário ( Gozosos, Dolorosos e Gloriosos )
Existe, ainda, os vitrais dos Santos devotos da Eucaristia ( Santa Maria Madalena de Pazzi, São Pascoal Bailão, Santa Catarina de Gênova, Santo Tomás de Aquino, Santa Rosa de Lima, Santa Juliana de Falconieri e São Tarcísio ); As sete dores de Nossa Senhora ( Apresentação no templo, Fuga para o Egito, Jesus no templo entre os doutores, O encontro com Jesus a caminho do Calvário, Crucifixão, Descida da cruz e Sepultamento de Jesus ); As aparições de Nossa Senhora ( em Fátima, à Catarina Labouré e em Lourdes ); Os Santos Populares ( Santo Antônio, São Sebastião, Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Margarida Maria Alacoque, São Francisco de Sales, São João Bosco, São Vicente de Paulo, Santo Inácio de Loiola, Santo Cura D’Ars e Sant’ana ); Os quatros primeiros fundadores de ordens religiosas ( São Basílio Magno, Santo Agostinho, São Bento e São Francisco ); e Os anjos ( São Miguel, São Gabriel e São Rafael );
Algumas particularidades que nem sempre são conhecidas pelo povo cearense estão em seu subsolo, na cripta da Catedral, tais como: a Capela dos Santos Adolescentes, a Capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados alguns bispos ( Dom Manuel da Silva Gomes, Dom Antônio de Almeida Lustosa, Dom Raimundo de Castro e Silva, Dom José Terceiro de Souza, Dom Guido Maria Casullo, Dom José Bezerra Coutinho, Monsenhor José Quinderé e Monsenhor Tito Guedes Cavalcante) e a Secretaria da paróquia.
Padre Clairton Alexandrino é atualmente o pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza e conta com a colaboração de 12 funcionários.
HORÁRIOS DAS MISSAS NA CATEDRAL
– Segunda a sexta-feira: 12 horas;
– Domingos: 10h, 12h, 18h30min e 20h
Marta Andrade, Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza
Vale apena conferir as fotos:
Catedral Antiga
Catedral Atual
Catedral Vista Noturna
Altar
Capelas
Cripta – Capela Consagrada aos Santos Adolescentes
Respostas de 2
Parabéns catedral metropolitana de fortaleza..deus vos abençoe. Abraços ao dom jose Antonio tossi.
A catedral é lindíssima. Quero parabenizar pelas fotos. Vitrais sempre fizeram parte
da história de uma Igreja ou catedral. Seria interessante fazer das fotos material di-
dático para as aulas de catecismo. Acho que as criancas iriam gostar. Um grande
abraco a todos que fazem a Arquidiocese e um Feliz 2016!