Aram I destaca o papel das religiões no Oriente Médio

O encontro do Papa e Aram I antes da Audiência Geral  (Vatican Media)

O Catolicato armênio foi transferido da Armênia para a Cilícia em 1058. Embora a Sé de Echemiazim tenha sido restaurada em 1441, a Sé da Cilícia continuou existindo e continua até os dias de hoje. Desde 1930, após o genocídio armênio, o Catolicato da Cilícia está sediado em Antelias, no Líbano. Aram I é Catholicos da Cilícia da Igreja Apostólica Armênia desde 1995.

Vatican News

Antes da Audiência Geral desta quarta-feira, 12, o Papa Francisco recebeu em audiência Aram I, Catholicos da Igreja Apostólica Armênia – Santa Sé de Cilícia (Catolicato Armênio da Grande Casa da Cilícia), Líbano.

No dia anterior, 11 de junho, o Catholicos Aram I proferiu uma palestra sobre “A Religião na Geopolítica do Oriente Médio” no Pontifício Instituto Oriental. O evento foi organizado pelo referido Instituto, pela Pontifícia Universidade Gregoriana e pela Embaixada do Líbano.

A palestra contou com a presença do Patriarca Católico Armênio Raphaël Bedros XXI, o arcebispo Mesrob Sarkissian – Prelado dos Emirados Árabes Unidos e Catar – acadêmicos universitários, embaixadores e chefes de departamentos do Vaticano.

O encontro teve início com os comentários subsequentes do presidente do Pontifício Instituto Oriental, do Eebaixador do Líbano junto à Santa Sé e do cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Sua Santidade abriu seu pronunciamento lançando luz sobre a influência da religião na geopolítica ao longo da história. Enfatizou a natureza transformadora da religião em resposta à evolução das condições geopolíticas, destacando particularmente o papel fundamental desempenhado pelas religiões monoteístas — judaísmo, cristianismo e islamismo — na formação de cenários políticos, culturais e sociais em toda a Europa e no Médio Oriente.

Ao longo do seu discurso, Sua Santidade falou sobre a dinâmica do impacto da religião na geopolítica do Médio Oriente. Abordou temas críticos, incluindo a intersecção entre fé e razão, a complexa relação entre religião e política e o imperativo de promover a confiança mútua e a paz baseada na justiça.

Na conclusão, Aram I sublinhou o papel vital da religião na promoção da coexistência pacífica, na resolução de conflitos e no reforço da confiança mútua nas sociedades do Médio Oriente.

Ao propor um encontro de líderes religiosos em Jerusalém, fez um apelo para um esforço conjunto para defender a paz e a reconciliação entre as três principais religiões, com base em precedentes históricos e princípios de justiça.