Arcebispo abre ano formativo do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider

Clérigos e seminaristas propedeutas – Foto: Pascom Henrique Jorge

O arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB presidiu no dia 6 de março, a celebração de abertura do ano letivo dos seminaristas do Propedêutico, na Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge, adjacente ao Seminário. A Igreja estava repleta de fiéis para se unir aos jovens que ingressam no caminho de discernimento vocacional para o sacerdócio ministerial.

Este ano, o seminário acolheu 13 jovens de várias paróquias da Arquidiocese de Fortaleza. Após passarem um período na Pastoral Vocacional e serem aprovados pelos superiores, eles iniciam sua jornada em direção ao presbiterato. Durante esse ano, os seminaristas buscam amadurecer nas dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, com o objetivo de servir ao Senhor com todo o coração.

“O seminário é, em si mesmo, uma experiência original da vida da Igreja: nele o Bispo torna-se presente por meio do ministério do reitor e do serviço de corresponsabilidade por ele animado com os outros educadores, em ordem a um crescimento pastoral e apostólico dos alunos. Os vários membros da comunidade do Seminário, reunidos pelo Espírito numa única fraternidade, colaboram, cada qual segundo os dons de que dispõe, para o crescimento de todos na fé e na caridade a fim de se preparem adequadamente para o sacerdócio, e por conseguinte, prolongarem na Igreja e na história a presença salvífica de Jesus Cristo, o Bom Pastor”, afirma Pastores Dabo Vobis de São João Paulo II.

Padre Vicente (reitor) saudando o arcebispo. Foto: Pascom Henrique Jorge.

Padre Vicente Oliveira, reitor do Propedêutico e formador há 10 anos, expressou sua felicidade em poder contribuir para o crescimento espiritual e humano desses jovens ao longo do tempo. “Minha expectativa de receber mais uma turma no Seminário, como todos os anos, e já se vão 10, são sempre as melhores, porque a cada turma se renovam nossas esperanças de que o Espírito Santo olha por nós, pela Igreja e nos envia novos servidores ou sementes de vocação que, sendo acompanhadas, darão bons frutos no serviço e isso é motivo de muita alegria para nós. Somos gratos a Deus por suscitar de nossas Paróquias e comunidades jovens com grandes ideias dispostos a discernir suas vocações!”, expressa o sacerdote.

Assista a celebração na íntegra:

Galeria de imagens:

Texto: Thiago Ribeiro/Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza – Fotos: Pascom Henrique Jorge.