![](https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2025/02/13-2-680x453.jpg)
Na manhã de terça-feira, 11 de fevereiro, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, presidiu uma missa em celebração ao Dia do Enfermo, em reverência ao Dia de Nossa Senhora de Lourdes, patrona dos enfermos. A cerimônia religiosa realizada no auditório do Hospital São José, no bairro Parquelândia reunindo padres, colaboradores da instituição, religiosas josefinas, membros das pastorais e da Comissão Dom Lustosa.
Além da celebração do Dia Mundial dos Enfermos, o evento também foi marcado pelo centenário de ordenação episcopal de Dom Antônio de Almeida, SDB, que iniciou, em 1962, um trabalho de acolhimento a tuberculosos em um dispensário que mais tarde se transformou no Hospital São José, um dos maiores centros de referência para doenças infecciosas na região.
“Considerei de relevada importância este momento jubiloso e de ação de graças, relembrando o zelo e o amor do venerável Dom Antônio de Almeida Lustosa pelas crianças carentes que sofriam naquela época com a tuberculose.”
Irmã Cabral Caminha, com sua fala, ressaltou a dedicação de Dom Antônio, que, desde o início de seu trabalho pastoral, se preocupou profundamente com o bem-estar dos mais vulneráveis, especialmente as crianças afetadas pela tuberculose, e como esse compromisso permanece um legado importante na história do Hospital São José e da cidade de Fortaleza.
A cerimônia foi uma oportunidade para lembrar o sofrimento daqueles que enfrentam doenças e dificuldades físicas, conforme destacou o próprio arcebispo: “Essa celebração recorda todos os sofredores da nossa sociedade, e não são poucos.” Dom Gregório ressaltou a importância de oferecer apoio espiritual, carinho e oração para os enfermos, seja no ambiente hospitalar, nas casas ou em qualquer lugar onde o sofrimento se manifeste.
O Dia Mundial dos Enfermos, celebrado em 11 de fevereiro, é uma data instituída pela Igreja Católica para lembrar a importância de orar e prestar atenção às necessidades espirituais e materiais dos doentes. Este dia é dedicado especialmente aos enfermos, suas famílias e aos profissionais da saúde, que trabalham para aliviar o sofrimento e proporcionar cuidados. Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, foi invocada de forma especial durante a missa, pedindo sua intercessão e proteção a todos que estão em sofrimento.
Galeria de imagens:
Texto: Thiago Ribeiro e fotos Laércio Peixoto.