Arcebispo de Fortaleza preside Missa em honra a São José Maria Escrivá

Nesta segunda-feira, dia 26, a cidade de Fortaleza se prepara para uma Missa especial em honra a São José Maria Escrivá, fundador do Opus Dei. O evento religioso será presidido por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza, e ocorrerá na Catedral Metropolitana, às 19h.

O Opus Dei, uma instituição hierárquica da Igreja Católica conhecida como Obra de Deus em latim, tem como objetivo contribuir para a missão evangelizadora da Igreja. Fundada por São José Maria Escrivá em 2 de outubro de 1928, busca promover uma profunda consciência da chamada universal à santidade e do valor santificador do trabalho cotidiano. Com cerca de 90.000 membros, incluindo 2.015 sacerdotes, o Opus Dei é composto igualmente por homens e mulheres dedicados à busca da santidade.

Entre os membros em Fortaleza, encontra-se Vanderlúcia Souza, uma jovem que descobriu o Opus Dei em 2015 e passou a participar de maneira mais assídua a partir de julho de 2020, durante a pandemia. Vanderlúcia, formada em Química, compartilhou sua experiência com o Opus Dei: “É maravilhoso conhecer a Obra e fazer parte dos meios de formação que ela oferece! É completo, personalizado e abrange toda nossa formação espiritual, doutrinal, humana, profissional e apostólica. Me ajuda a perceber que é possível ser santa estando onde estou, na minha realidade, circunstâncias, desafios, alegrias e tristezas, e que Deus me espera a cada momento, em cada pessoa, em cada trabalho, e tudo ganha sentido novo e sobrenatural. O Opus Dei é um presente de Deus para a Igreja”, conta.

Além de sua participação nas atividades de formação, Vanderlúcia também se engaja em um projeto de Ação Social chamado Mar Alto em Ação. Ela explica: “Nos organizamos todos os meses para visitar instituições e pessoas necessitadas de atenção, como aquelas que moram sozinhas ou que não têm muita companhia. Buscamos sempre levar um bom papo, bom humor e fazer arrecadações para ajudar.”

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o trabalho e as atividades do Opus Dei em Fortaleza, a cidade conta com dois Centros. O Centro Cultural Mar Alto, localizado na Rua Antônio Lima, 150, 2º andar, Meireles, Fortaleza (Ceará), destina-se às mulheres e pode ser contatado pelo telefone (55 85) 3085-6740.

Já o Centro Cultural Alvorada, situado na Rua Leonardo Mota, 2710, é voltado para homens e pode ser contatado pelo telefone (55 85) 3393-9357.

@ccalvorada

@centromaralto