Arcebispo preside celebração de Imposição das Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2025 na Catedral da Sé

(Foto: Aurélio Alves/ O POVO)

No próximo dia 5 de março, às 19h, acontecerá na Catedral Metropolitana de Fortaleza a celebração que marcará o início da Quaresma para a Igreja Católica. A cerimônia de Imposição das Cinzas e a Abertura da Campanha da Fraternidade 2025 serão presididas por Dom Gregório Paixão, OSB, e representarão um momento profundo de fé, penitência e renovação espiritual para os fiéis.

O Significado da Quaresma

A Quaresma é um tempo litúrgico significativo para a Igreja Católica, um período penitencial vivido por profunda oração e ajuda aos irmãos, que prepara os o povo de Deus para a Páscoa. Durante esses 40 dias, os católicos são convidados a refletir sobre a sua vida espiritual e a fortalecer a sua intimidade com Deus, buscando uma conversão pessoal. A Imposição das Cinzas, que ocorre na Quarta-feira de Cinzas, simboliza o início desse caminho de preparação, marcado pela humildade e arrependimento.

De acordo com o Padre Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de Pastoral, a Quaresma é um tempo favorável para crescer ainda mais na intimidade com o Senhor, por meio das práticas de oração, jejum e caridade. Ele destaca que essas três atitudes são essenciais para a renovação espiritual, ajudando os fiéis a se aproximarem de Deus e a viverem de maneira mais profunda e verdadeira sua fé.

Campanha da Fraternidade 2025

Além da Imposição das Cinzas, o dia 5 de março também marcará o início da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema será “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A campanha tem como objetivo promover a conscientização sobre a necessidade de cuidar da criação divina e da ecologia integral, refletindo sobre como as ações humanas impactam o meio ambiente e a vida em sociedade.

Esse momento de abertura da Campanha será uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente e no cuidado com as gerações futuras, convidando todos a viverem de maneira mais consciente e responsável.

A Imposição das Cinzas e o início da Campanha da Fraternidade 2025 serão, portanto, momentos de grande importância espiritual, convidando os cristãos católicos a vivenciarem a Quaresma de forma profunda, refletindo sobre suas ações e buscando a conversão interior rumo a Páscoa do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais