Celebração da VIII Jornada Mundial dos Pobres – Foto: Laércio Peixoto.
Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza, presidiu a Eucaristia na Catedral Metropolitana no domingo, 17 de novembro, celebrando a 8ª Jornada Mundial dos Pobres. A celebração contou com a presença de paroquianos, irmãos assistidos pelas instituições sociais da Arquidiocese, membros de diversas Pastorais Sociais, Cáritas Arquidiocesana, a Obra Lumen e o Conselho Arquidiocesano de Leigos.
Durante a celebração, Dom Gregório provavelmente ressaltou a importância do compromisso cristão com a justiça social e a dignidade humana, com ênfase na solidariedade com os mais marginalizados e na promoção de ações concretas para aliviar o sofrimento dos mais necessitados. A ocasião foi celebrada também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos.
Em diversas paróquias da Arquidiocese, foram realizadas atividades caritativas em benefício dos mais necessitados, com o objetivo de cumprir a missão de Cristo, que busca uma vida digna e abundante para todos. A dona de casa Maria Pereira, ao participar dessas iniciativas, afirmou: “Essas atividades ajudam a evangelizar e, ao mesmo tempo, fomentam a partilha”.
A Jornada oferece uma oportunidade para refletir sobre a pobreza de maneira abrangente, não apenas em termos materiais, mas também como um chamado à solidariedade, à partilha e ao compromisso com a justiça social, em sintonia com a missão de Jesus Cristo de trazer vida em abundância para todos.
Confira as imagens:
Texto: Thiago Ribeiro e Fotos: Laércio Peixoto.