Arquidiocese de Fortaleza agradece pelos 6 anos de pastoreio de Dom Júlio César

Dom Gregório Paixão, OSB, abraça dom Júlio César em gratidão por seu pastoreio na Arquidiocese de Fortaleza – Foto: Ta Hagia Fotografia.

Na manhã desta segunda-feira, 8 de julho, na Igreja da Prainha, foi realizada a celebração eucarística em agradecimento pelos 6 anos do pastoreio de Dom Júlio César Souza de Jesus na Arquidiocese de Fortaleza. Diversos bispos, padres, diáconos permanentes e transitórios e agentes pastorais estiveram presentes para render graças a Deus pelo ministério em nossa Igreja Particular.

Uma de suas marcas na Arquidiocese foi o trabalho incansável na dimensão pastoral, atuando sobretudo no Setor Juventude e Catequese. Colaborou assiduamente na articulação do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. Visitou e presidiu celebrações nas inúmeras comunidades da praia, serra, sertão e capital em crismas, festas de padroeiros e demais atividades.

“Durante seis anos em nossa Arquidiocese tens nos ensinado muito, e com certeza algo aprendeu conosco, através de seu jeito simples e ousado, a voz firme e branda e tantos projetos pastorais com a presença dele no meio do povo fiel de Deus, sem dúvidas serão uma das marcas indeléveis das quais por muito tempo irá permanecer nos corações e marcarão tantas vidas e suscitarão novas vocações”, disse Robson Sales.

Histórico

Dom Júlio César Souza de Jesus nasceu em 27 de fevereiro de 1971 em Goiânia, no Estado de Goiás. Concluiu seus estudos em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (1991-1993) e em Teologia no Seminário Maior de Teresina (1994-1997). Posteriormente, obteve uma Licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2005-2007).

Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1998 para a Arquidiocese de Teresina, onde desempenhou diversas funções:

• Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Demerval Lobão (1998-2006)
  • Pároco de Santa Luzia em Teresina (2009-2014)
  • Vice-Reitor do Seminário Maior para os alunos de Filosofia (2007-2013)
  • Pároco na Paróquia Menino Jesus de Praga em Teresina
  • Professor do Seminário Maior
  • Diretor Espiritual e professor da Escola Diaconal

O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar de Fortaleza no dia 11 de julho de 2018. Dom Júlio foi ordenado bispo em 30 de setembro de 2018 em Teresina (PI) e apresentado na Catedral Metropolitana de Fortaleza em 6 de outubro do mesmo ano.

Bispo de Floriano

O Papa Francisco nomeou Dom Júlio César como 4° bispo da diocese de Floriano no Piauí no último 7 de junho, sucedendo Dom Edivalter Andrade, que foi transferido para a diocese de Parnaíba (PI) em 8 de novembro de 2023. A Posse Canônica ocorrerá no dia 26 de julho, às 18h30, na Catedral São Pedro Alcântara.

Galeria de imagens:

Veja mais fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1OACiFhkJDzHe_je9_qNi8QXEPw79vzFg

Fotos: Ta Hagia Fotografia.