Arquidiocese de Fortaleza celebra venerabilidade de Dom Lustosa

A celebração em Ação de Graças pela Venerabilidade de Dom Antônio de Almeida Lustosa aconteceu dia 14 de agosto, em meio a muita alegria, com bandas de música e emoção, e prestigiada pela presença da comunidade católica de Fortaleza.

A Missa solene também dignificou a Vigília de Nossa Senhora da Assunção e foi presidida pelo Exmº Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, concelebrada por párocos, salesianos e muitos presbíteros.

O Decreto de Venerabilidade de Dom Antônio de Almeida Lustosa, promulgado pela Santa Sé, foi lido na ocasião pelo padre Abimael Francisco do Nascimento (MSC), pároco da Paróquia de São João Batista (Tauape) Missionário do Sagrado Coração (MSC), antes da homilia de Dom José Antonio que enalteceu as virtudes heroicas do Venerável Dom Lustosa e a importância histórica do evento. Também foi lida pelo Vice-postulador da Causa de Beatificação, padre salesiano Hélio Gomes (SDB), mensagem do Inspetor Salesiano do Nordeste, padre Inácio Vieira, em face da Venerabilidade do Servo de Deus.

Ao final a Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Dom Antônio de Almeida Lustosa fez uma saudação ao Exmº Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, em reconhecimento e agradecimento pelo apoio fundamental concedido para a Venerabilidade de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Saudação

EXCELENTÍSSIMO ARCEBISPO METROPOLITANO DE FORTALEZA, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

Temos a honra de dirigir a Vossa Excelência esta Saudação de Reconhecimento e Agradecimento neste dia glorioso em que a Arquidiocese de Fortaleza celebra a Venerabilidade de Dom Antônio de Almeida Lustosa e a Missa da Vigília de Nossa Senhora da Assunção. De fato, Dom Lustosa possuía uma afetuosa devoção a Maria Santíssima.

Nomeado pelo Papa João Paulo II, em 13 de janeiro de 1999, no ano do Jubileu Centenário da Arquidiocese, tão logo chegou a Fortaleza, para assumir em 24 de março a nobre missão de dirigir os rumos desta Igreja, em seu primeiro pronunciamento para a comunidade de seu pastoreio lembrou de ratificar as palavras de São João Paulo II, quando por aqui esteve, reconhecendo de que a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção abrigava um homem “Santo e Sábio”.

Com firme propósito, desde então, não poupou esforços para dar continuidade ao processo de beatificação e canonização do Venerável Dom Lustosa, cujo início se deu por propositura do padre Tito Guedes e teve sua abertura graças ao acolhimento do Exmº Arcebispo emérito de Fortaleza, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, em 1991.

Foi Dom José Antonio que corajosamente percebeu no alvorecer de seu governo episcopal que devia “resgatar a memória desse homem”,já definido Santo e Sábio, cujas exéquias jaziam na Capela da Ressureição da Catedral de Fortaleza, onde se encontram até hoje para visitação.

E assim o fez.

O Decreto de Venerabilidade do Servo de Deus Antônio de Almeida Lustosa comprova a seriedade, a dedicação, a tenacidade, a fortaleza e a firmeza com que o Exmº Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio conduziu durante todo o seu digno episcopado os trabalhos de apoio a esta Causa de Beatificação e Canonização.

Já inscrito nos anais históricos do catolicismo em terras cearenses, por ser o segundo que mais tempo governou a Arquidiocese de Fortaleza, sendo o 6º Arcebispo, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques acrescenta agora ao seu legado na História da Igreja católica em Fortaleza e no Ceará, a concessão pelo Dicastério das Causas dos Santos do título de Venerável ao eminente salesiano Dom Lustosa.

Esse é o magnânimo presente que Vossa Excelência doou à comunidade católica cearense e, por ele, os católicos corações cristãos estão repletos de alegria e esperança, mais do que nunca, de ver em breve o Venerável Dom Lustosa nos altares.

O reconhecimento da grandiosidade dessa conquista nos leva a expressar os mais eloquentes agradecimentos, não só da Comissão Arquidiocesana de Apoio a esta Causa, não só de Margarida e Abimael, mas, expandir muito além, refletindo as congratulações e felicitações que todos os arquidiocesanos manifestam neste momento ao Postulador salesiano, Dom Pierluigi Cameroni e, especialmente, a Vossa Excelência.

Mérito, reconhecimento e gratidão. Gratidão, Exmº Arcebispo, é a palavra de ordem.

Recebei os parabéns pelo coroamento de vosso governo à frente da Arquidiocese de Fortaleza registrando historicamente a Venerabilidade de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Confira a galeria de imagens:

Texto e fotos: Comissão de Beatificação e Canonização de Dom Lustosa