Arquidiocese de Fortaleza funda a Ordem das Virgens

No dia 20 de maio de 2024, na memória da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, a Arquidiocese de Fortaleza anunciou a fundação da Ordem das Virgens (Ordo Virginum). Este decreto, assinado pelo arcebispo Dom Gregório Paixão,OSB marca a criação desta forma de vida consagrada, a mais antiga da Igreja Católica, remontando aos tempos da Igreja Primitiva.

Candidatas à Ordem das Virgens com os formadores Padre Evaristo e Madre Bernadete e Dom Gregório Paixão, OSB.

A decisão foi oficializada pelo Decreto 001/2024, que descreve a inspiração e o desejo de que o Espírito Santo suscite nas mulheres a vocação da consagração perpétua, dedicando-se ao serviço da Igreja como um sinal visível do Reino futuro e como testemunhas da caridade. O decreto enfatiza que estas mulheres, através de sua consagração, permanecem no mundo como testemunhas de sua fidelidade a Deus.

A fundação da Ordem das Virgens foi precedida por uma reunião no dia 27 de abril no Carmelo Santa Teresinha, com a presença de Dom Gregório, Padre Evaristo Marcos, Madre Bernadette, OCD, e as três candidatas a esta vocação: Samara Marcolino, Roberta Moreira e Vitória Vasconcelos.

Vitória Vasconcelos, uma das candidatas à Ordem, expressou o sentimento geral ao afirmar: “Dom Gregório Paixão acolheu esta expressão de vida consagrada, com alegria e surpresa, por ‘não haver ainda aquela que fora a primeira forma de vida consagrada numa Arquidiocese tão plural de comunidades religiosas e nascente de tantos carismas’”.

Com a criação da Ordem das Virgens, a Arquidiocese de Fortaleza dá um passo significativo na valorização e reconhecimento das diversas formas de vida consagrada, esperando que essas mulheres possam dedicar-se com um coração indiviso ao amor ao Senhor e ao serviço da Igreja.

11 Responses

1. Muito louvável a criação da Ordem das Virgens! Que seja uma Ordem fecunda de vocação para a construção do Reino de Deus!

2. nessa busca incessante de nos assemelhar cada vez mais ao Amor de Nossa Senhora💙nada melhor quessa entrega pelo aperfeiçoamento do Corpo e dalma💙oferecendo condições de chegarmos no Reino deDeus cada vez mais completos como é a Vontade deDeus também pelas Mãos Pés e Olhos Deus partiu da Criação de uma Familia da grandiosidade da Fonte Geradora da Multiplicação doseus Filhos❤️Fazendo parte também dos Planos da Vontade dos Mistérios deDeus a Ordem das Virgens💙Acredito nisso e Parabéns os envolvidos

3. Mais uma LUZ INSPIRADA POR DEUS NA FORÇA DO SEU ESPÍRITO E LEVADA A EFEITO POR NOSSO JÁ QUERIDO DOM GREGÓRIO.

4. Exuberante iniciativa frente a um mundo que jaz em todas as multiplicidades de orgias morais.
    Espero que essa iniciativa traga luz e inspire também homens e mulheres a se resguardarem plenamente para o exercício da comunhão com Deus 🙏

5. Louvado seja Deus por meio de Jesus Cristo e na Comunhão do Espírito Santo pela vida de Dom Gregório e aos demais que acolheram o pedido de Fundação da Ordem, e também como a cada uma dessas três Moças que Abnegam de suas vidas para a dedicação ao Serviço da Igreja e Comunidade, que Nossa Senhora Auxiliadora ajude a conduzi-las ao Caminho que leva de encontro a Jesus na pessoa do próximo, que o Espírito Santo lhes concedam Entusiasmo e Ânimo a cada dia! Que o Senhor Deus às abençoe e às guardem, juntamente com seus Anjos da Guarda.

6. Que Benção! Tudo da Igreja Primitiva e Importantissimo!
    Obrigada Dom Gregorio! Desde que o Senhor chegou aqui tem mostrado que nossa Arquediocese esta trabalhando em prol dos Fieis conhecerem muito a fundo As Pérolas da Igreja Católica Apostolica Romana. Fico Feliz de ver Padre Evaristo, grande Sacerdote, um Homem muito culto, tive o prazer de ser Paroquiana por um bom tempo da Igreja de São Gerardo, as Missas dele e do Padre Edmilson, sempre eram cheias de Doutrina, Catequese muitos ensinamentos sobre a Igreja e a Fé Catolica e Evangelização. Deus abençoe a todos voces!

7. Louvor e glória e Vós, Senhor!!!
    Que seja mais um sinal da vitória do Imaculado Coração de Maria neste mundo. Amém.

8. Muito importante. Sou Ir. Assunção Rebouças, da Congregação das Irmãs Mensageiras de Santa Maria. Vou enviar esta boa notícia a algumas pessoas que conheço e que gostariam de pertencer a um grupo desta Maneira. Deus vai se manifestando através de Pessoas como D. Gregorio para abrir portas como estas. Parabens ao nosso Arcebispo.