Arquidiocese de Fortaleza realizará o I Fórum Arquidiocesano das Famílias em dezembro

A Arquidiocese de Fortaleza promoverá, no dia 1º de dezembro de 2024, o I Fórum Arquidiocesano das Famílias. O evento, que acontecerá no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, tem como objetivo principal discutir estratégias de apoio aos casais e fortalecer os laços conjugais, além de conhecer e compartilhar as iniciativas das pastorais e movimentos familiares da região. Com uma programação que se estende das 7h às 18h, o fórum se propõe ser um espaço de diálogo, aprendizado e renovação pastoral.

O Fórum tem como foco a troca de experiências entre agentes de pastoral que atuam diretamente com famílias. O objetivo é conhecer as boas práticas realizadas nas diversas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza e fortalecer a rede de apoio pastoral às famílias. Além disso, o encontro pretende propor ações concretas que possam ser aplicadas nas paróquias para apoiar casais e promover a evangelização familiar.

A programação incluirá conferências, momentos de oração, trabalho em grupos e plenárias. A primeira conferência, intitulada “Desafios conjugais no mundo contemporâneo: reconhecendo e fortalecendo os laços”, abordará questões como problemas de comunicação, desafios financeiros e a influência das redes sociais na vida dos casais. O fórum também propõe uma discussão sobre como a Igreja pode atuar no fortalecimento dos laços conjugais por meio de acompanhamento pastoral e espiritual.

Uma das grandes novidades do evento será a apresentação da proposta para a criação da Comissão Arquidiocesana da Vida e da Família. A comissão terá como missão promover a dignidade da família cristã e defender a vida em todas as suas fases. A proposta será discutida em plenária, com o objetivo de definir um plano de ações pastorais para o ano de 2025.

Para participar do evento, é sugerida uma contribuição de R$ 50,00 por pessoa, valor destinado a cobrir as despesas de alimentação e materiais. O pagamento pode ser feito via PIX, e as inscrições estarão abertas até o dia 26 de novembro. As vagas são limitadas a 10 pessoas por grupo, o que reforça a importância de garantir a participação com antecedência.

Link de inscrição: https://forms.gle/oDA6PYvSWzeBiqu79

A Arquidiocese de Fortaleza espera que o I Fórum Arquidiocesano das Famílias seja uma oportunidade única para fortalecer os laços entre as pastorais e movimentos familiares, além de contribuir para a missão de evangelização e apoio às famílias.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral pelo WhatsApp 85 3388-8702 e falar com João Augusto.