[ARTIGO] 50 anos de sacerdócio do Pe. Zé Maria

padre-moacir padre-joé-maria

“Beijo as mãos de um santo vivo!”

Segunda-feira, 27 de outubro de 2014. Às dez horas da manhã o sol parecia estar zangado e castigava severamente o sertão de Aratuba. Para onde se olha só se vê mato seco e terra esturricada. As cisternas calçadão espichadas nas ladeiras são um sinal de esperança de que o inverno virá e será bem aproveitado.

Na comunidade de Jardim uma multidão parecia pouco se importar com a temperatura elevada. Gente simples. Uns que haviam descido da serra, outros chegaram do sertão e até da praia veio gente. Vieram de ônibus, carro, pau-de-arara, moto etc. Uns se perderam pelo caminho e quase não encontram o rumo da Capela Cristo Libertador – Santuário das Comunidades. A capela é pequena, redonda e decorada com muito bom gosto. Dentro dela as pessoas cantavam alegres cantos que outrora animaram e ainda animam suas lutas por terra, pão e vida. Lá fora duas tendas amplas abrigam outros tantos que participam da celebração. Os que não conseguiram entrar na capela ou se abrigar debaixo da tendas ali montadas, desafiavam o sol zangado e se defendiam usando como escudo contra a fúria escaldante, apenas uma folha de cânticos distribuída no local.

Mas, apesar da seca e do forte calor, ali se veem sinais de fartura. Frutas, bolos, sucos, refrigerantes, água são distribuídos aos presentes. Cachos de banana ornamentam as tendas pendendo das colunas de ferro. Outras tantas são abundantemente dispostas sobre a mesa para que ninguém fique sem provar da doçura macia e suculenta que a mãe terra oferece. Fome e sede ali ninguém passa. Perto dali era preparado o almoço pra toda a gente. Tudo partilhado, tudo de graça, tudo transparecendo generosidade, tudo significando milagre.

A celebração é um marco importante na história das Comunidades Eclesiais de Base. Celebra-se os 50 anos de vida sacerdotal do padre Zé Maria, profeta da igreja pobre e para os pobres, 77 anos de vida do padre Moacir, companheiro de lutas do padre Zé Maria e incansável missionário de alma sertaneja que trocou qualquer possibilidade de conforto urbano pela secura do assentamento Jardim, no sertão de Aratuba. Celebra-se ainda a inauguração da Capela Cristo Libertador – Santuário das Comunidades, sinal visível da força histórica dos pobres e de que é possível a “roda grande passar pela pequena”…

O anfitrião padre Moacir acolhe a todos, explica o sentido da Capela redonda “como as nossas reuniões de comunidades”, do Cristo “crucificado mas não morto” e das figuras pintadas nas paredes. A celebração vai começar. O bispo toma a palavra surpreendendo e emocionando a todos: “Beijo as mãos de um santo vivo!” Assim se manifestou Dom Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte, ao beijar as mãos do Padre Zé Maria e passar-lhe a presidência da celebração.

Fone da Paróquia: (85) 3337-1253

por  Pe. Evando Alves de Andrade –  Pároco de Nossa Senhora da Conceição, em  Aracoiabapadre-josé-maria_g

clique na imagem para ampliar

5 Responses

1. SE O PADRE JOSÉ MARIA FOR O MESMO QUE JÁ FOI PAROCO DE ACARAPE EU TENHO SÓ UMA COISA A DIZER PARABÉNS UM GRANDE SACREDOTE

2. Conheci estes dois santos vivos, homens que se tornaram profetas do amor e da esperança entre o povo sofrido. Conheci-os e até compartilhei, para minha honra e alegria, de alguns eventos religiosos em que eles estavam presentes. Através deles e de outros profetas da esperança, como Frei Lucas Dolle, eu aprendi a contemplar a face amorosa de Deus vivo e libertador. Eu queria ter visto essa festa de santos vivos.

3. Parabéns Pe. José Maria Que Deus a Abençoe! o Sr. com certeza é um santo é um vivo! Pe. Moacir muitas benças. tenho muito orgulho pois os 1º padres que eu vi em minha vida foram Pe. Moacir e Pe. Ze Maria na comunidade de Serrote branco nossa inesquecível!!! o nosso abraço de todos da família Laurino
    Mazé Laurino

4. Eu e minha família amamos e parabenizamos o Pe. Zé Maria pelo seu testemunho de vida sacerdotal, sua simplicidade, acolhimento e alegria para com todos. O conhecemos quando era Pároco na cidade de Palmácia. Desejamos saúde e paz na caminhada missionária. Que Deus o abençoe sempre este nosso "Santo de calça jeans". Grande abraço da família Farias.
    Socorro Farias.