[ARTIGO] Conselho de Leigos, em clima de assembleia

CAL220“Os fiéis leigos, em virtude do Batismo, são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana”. É com esta afirmação do Papa Francisco, que o Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB, anima e convoca os leigos e leigas dos Regionais e das Organizações filiadas para a XXXIII Assembleia Geral Ordinária a realizar-se nos dias 1, 2 e 3 de agosto próximo, na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros, em Caucaia.

Dando continuidade ao que se realizou em Cuiabá/MT, em junho de 2013, o Ceará recebeu a responsabilidade de reunir afeto, coragem, fraternidade e muito calor humano para sediar este encontro de irmãos e irmãs, que vão refletir sobre a sua missão na ação evangelizadora da Igreja, enquanto batizados que vivem no mundo e devem impregná-lo com seu testemunho de fé, agindo como “sal, fermento e luz” na transformação das realidades que atentam contra a dignidade humana e ferem o projeto de Deus para seus filhos e filhas.

O processo de preparação vem sendo feito através de uma comissão de leigas e leigos e recebeu incentivo na Assembleia Geral Ordinária do CNLB-Regional NEI realizada no dia 05 deste na Casa do Leigo, ocasião em que na presença de leigos e leigas das Dioceses de Crato, Quixadá, Tianguá, Limoeiro, Iguatu, Itapipoca e da Arquidiocese de Fortaleza foram definidos os delegados do Regional e outros acertos organizacionais.

A manhã desse mesmo dia, foi dedicada a uma reflexão voltada para o Tema da Assembleia Nacional: “Cristão Leiga e Leiga, sujeito eclesial, no sentido de despertar cada vez mais o laicato para assumir sua missão como Igreja, respondendo positivamente ao que esperam nossos pastores segundo a opinião de dom Severino Clasen, bispo referencial que disse: “queremos ter uma Igreja mais forte, com a participação de todos os batizados”.

Esse clima de revitalização, renovação e assembleia terá para o Regional NEI um sabor diferente pois contará também com o III Fórum do Laicato a realizar-se nos dias 22, 23, e 24 de agosto no Centro Diocesano de Pastoral, em Iguatu, sob a orientação de dom João Costa, referencial do Regional. O citado encontro, vai continuar trazendo luzes para a caminhada refletindo sobre o tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14) e conclamando a todos com lema: “Embora sendo muitos, formamos um só corpo”, mensagem que nos fortalece na participação e comunhão.

Como veem irmãos e irmãs, a Igreja do Brasil através de suas (Arqui)Dioceses, Paróquias, Organismos e Entidades Laicais prepara-se para viver um mês vocacional bastante forte, onde todos nós batizados podemos nos fortalecer na fé e na coragem de testemunhar Jesus Cristo no mundo onde vivemos, repleto de desafios e necessidades mas sedento da graça e da esperança que só encontramos no amor e na misericórdia de Deus.

Caro leitor ou leitora, procure participar também, desses momentos, você é convidada/o a unir-se à todos que caminham como Igreja Povo de Deus e desejam construir um mundo melhor.

Na alegria da espera dizemos: Seja bem-vindo quem chega, seja iluminado quem participa, sejam todos abençoados!

Por Elenise Mesquita, Secretária do Conselho Arquidiocesano de Leigos e colaboradora na Comissão de Comunicação da Assembleia.

Uma resposta

1. Olá irmãos e irmãs do conselho de leigos da arquidiocese de fortaleza, venho por meio desta, pedir maiores esclarecimentos sobre o encontro, como estadia, valores e o que mais for necessario para q/ eu possa participar deste encontro, Paz e bem do irmão em Cristo, Fernando Morais, desta mesma arquidiocese, aguardo resposta, boa noite.