[Artigo] DOCUMENTO DA CNBB 105

DOCUMENTO DA CNBB 105

O documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), titulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14), acaba de ser lançado pelas edições CNBB. Este texto foi aprovado no dia 14 de abril, próximo passado, deste ano na 54ª. Assembleia Geral, em Aparecida nos dias 6 a 15 de abril de 2016. Na Introdução ao livro, o bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner afirma que os bispos com este documento: “retoma e aprofunda a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Realmente o documento deve despertar e animar a todos os cristãos leigos e leigas para que sejam “anúncios e testemunhos  da vida nova que receberam em Cristo”.doc-105

O Documento 105 incluindo as referências bibliográficas tem 151 páginas divididas em três capítulos além de uma Introdução e conclusão. O primeiro capítulo é titulado “O Cristão Leigo, Sujeito na Igreja e no Mundo: esperanças e angústias”. Este capítulo é subdividido nos seguintes oito temas: Marco histórico eclesial, Avanços e Recuos, Rostos do laicato, Campo específico de ação: o mundo, O mundo globalizado, Discernimentos necessários, A tentação na missão, A necessária mudança na missão, A necessária mudança de mentalidade e de estruturas.

O segundo capítulo é titulado: “Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo”. Este capítulo é subdividido nos seguintes seis temas: Igreja, comunhão na diversidade, Identidade e dignidade da vocação laical, O Cristão leigo como sujeito eclesial, Âmbitos de comunhão eclesial e atuação do leigo como sujeito, Carismas, serviços e ministérios na Igreja, e Serviço cristão no mundo. Este capítulo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja.

O terceiro capítulo, o mais longo, é titulado “A Ação Transformadora na Igreja e no Mundo”. Este capítulo é dividido em oitos subtemas: Igreja, comunidade missionária, Uma espiritualidade encarnada, A presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, A formação do laicato, A ação transformadora do laicato, A ação transformadora do cristão leigo no mundo, A ação dos cristãos leigos e leigas nos areópagos modernos, Indicativos e encaminhamentos de ações pastorais e Compromissos. Este capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato, e aponta ainda lugares específicos da ação dos leigos. A Conclusão apresenta nove aspectos de itens importantes encontrados no Documento da CNBB 105. Há  também 147 referências bibliográficos.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Uma resposta

1. Por que …???? não tem um arquivo para baixar o documento….??? tenho um encontro e ainda não o conheço e não encontro para comprar …!!