[ARTIGO] Mulheres na Bíblia e na vida

justinoprplano2ACom esse título queremos aprofundar o papel e significado que as mulheres tiveram no meio do povo de Deus, recolhidos no Antigo e no Novo Testamento e ao longo da história da humanidade até o dia de hoje. Por tanto, salientaremos nomes de personagens femininos da Bíblia e da Vida: espelhos de atitudes para todos nós, homens e mulheres.

Em todas as etapas históricas do povo de Deus, além do número ou dos nomes de mulheres que aparecem, encontramos uma presença e uma memória marcante e significativa de mulheres. Não sempre aparece claramente porque a mentalidade é patriarcal, mas exatamente por isso a presença, quando se mostra, é mais significativa.

Somos convidados todos, mulheres e homens, na nossa leitura da Bíblia a mirar com novos olhos os textos e relatos que aparecem diante do nosso olhar, porque muitas vezes pensamos que já são conhecidos e nos esquecemos de “garimpar” as pérolas que escondem para nós. Devemos acostumar-nos a olhar com profundidade para descobrir os tesouros que a Palavra de Deus traz para nós, homens e mulheres do século XXI. E por que devemos olhar com atenção esses textos e relatos? Porque muitos deles foram escritos 2000 ou 3000 anos antes de nós e as palavras não sempre tem o mesmo significado ao longo da história. Há, portanto uma distância histórica, cultural, social, religiosa, entre nós e o povo que gerou ou realizou aqueles fatos, histórias, acontecimentos que são narrados na Bíblia.

Acompanhe e aprofunde “MULHERES NA BÍBLIA E NA VIDA” no Programa Iluminados pela Fé na Rádio FM Dom Bosco, toda segunda segunda-feira do mês das 21h15min até às 22h, com Padre Justino Martínez, Nilcemar Linhares e Edvânio Alencar.

Participe com perguntas, inquietações ou reflexões pessoais. Convide amigos e amigas a escutar e participar!

Por Padre Justino Martínez, MCCJ  – Congregação dos Combonianos.

Uma resposta

1. Sempre é motivo de alegria quando vemos luzes sendo acesas na escuridão: falar da mulher a partir da Bíblia é uma delas. Que Maria de Nazaré, aquela de quem veio o Perpétuo Socorro de deus ilumine a caminhar dessa iniciativa.