[ARTIGO] Nossa Senhora de Aparecida Peregrina

padre-Brendan200Em outubro de 2017, serão comemorados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos três pescadores, Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves nas águas do rio Paraíba. Devido à ocorrência de muitos milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora de Aparecida. Em preparação ao tricentenário, o Santuário Nacional de Aparecida e a Arquidiocese de Aparecida (SP) enviarão a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida às dioceses que fizeram solicitação durante a 52ª. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em maio deste ano.

De acordo com in formações do Santuário, mais de 80 dioceses candidataram-se. “É uma oportunidade de missão para as igrejas particulares. É a Mãe, que visita todas as igrejas. Uma motivação para os cristãos católicos e também uma oportunidade para anúncio da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirma o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli C.Ss.R.

Aproveito o ensejo parta recordar algumas datas importantes concernentes a imagem de N.S. Aparecida: a) Em 28 de outubro de 1894, chagaram os padres e irmãos redentoristas, e daí em diante, os filhos de Santo Afonso vêm prestando assistência religiosa às multidões de romeiros que visitam o Santuário; b) No dia 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem milagrosa foi solenemente coroada; c) Em 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de Basílica Menor; d) Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil, sob a invocação de Aparecida; e) Em 5 de março de 1967, Aparecida recebeu a “Rosa de Ouro” enviada pelo papa Paulo Vl; f) Em 1952, iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, consagrada pelo Papa João Paulo ll no dia 4 de julho de 1980; g) Em 1980, o General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei No. 6.802 de 30 de junho de 1980, declarando o dia 12 de outubro como feriado nacional para o culto público e oficial a Nossa Senhora de Aparecida; h) Em 2007 o Papa Emérito, Bento XVl visitou a Basílica para abrir a V. Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe; i) No dia 24 de julho de 2013, o atual Pontífice visitou e celebrou a Santa Missa na Basílica Nacional de N.S. de Aparecida na ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Ele promete voltar novamente em 2017 para o trigésimo aniversário da retirada da imagem de N.S. Aparecida do Pio Paraíba.

Arcebispos e bispos que desejarem a visita da Imagem Peregrina deverão entrar em contato com a Secretaria de Pastoral do Santuário de Aparecida, por meio do telefone (12) 3104-1696 ou pelo e-mail [email protected] , para obter as informações necessárias e para a formalização do pedido.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1