Para uma sociedade rápida e veloz, urge que a comunicação social paute alternativas que valorizem outros elementos, tais como respeito pelos humanos, valorização do bem, do heroísmo, da solidariedade e da vida.
Pensar a comunicação social a partir de valores e princípios é o que propôs o 9º Muticom que trouxe o tema: Ética nas Comunicações, através de palestras com especialistas, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igreja.
Na programação houve temas de grande relevâncias e grandes especialistas:
Ética nas Comunicações abordado por Pe. Gildásio Mendes, salesiano, professor, escritor, doutor em Comunicação pela Wayne State University, em Michigan, reconhecido pela USP;
A comunicação social e a construção ética do indivíduo, com abordagem da professora Elizabeth Barros, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorada em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001);
A era da desintermediação e o senso religioso contemporâneo, palestra proferida por Dom Leomar Antônio Brustolin, teólogo e escritor, mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e doutor em Teologia pela Ponticia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000);
A Igreja Católica na mídia: análise do discurso, tema abordado por Elson Faxina, jornalista, doutor em Comunicação pela Unisinos-RS, professor de comunicação da Universidade Federal do Paraná, mestre em Televisão, Rádio e Cinema pela ECA-USP, editor de jornalismo da Rádio e Televisão Educativa do Paraná.
A espetacularização da notícia, com o escritor, repórter e apresentador do programa Profissão Repórter, Caco Barcelos.
Durante o Mutirão Brasileiro de Comunicação houve ainda Grupos de Trabalho:
Análise de materiais impressos;
Análise de sites e redes sociais;
O comportamento do individuo nas Redes Sociais;
A música religiosa como forma de comunicação;
O mercado da fé;
Trânsito religioso;
O padre e os desafios da comunicação;
Educomunicação.
Foram também apresentadas experiências de comunicação educativa
Conexão PASCOM
O Muticom é palco de um grande lançamento. A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atendendo à necessidade de uma maior integração dos planos de pastoral no campo da comunicação, respondendo ao apelo de ampla capilaridade na divulgação das informações produzidas pela Igreja e, também, para facilitar a mobilização dos agentes de pastoral da Comunicação em todo o país, criou o Programa de Relacionamento pastoral: Conexão Pascom.
Aproveitando esee grande evento que está mobilizando todos os envolvidos em comunicação nas paróquias do Brasil, Dom Darci Nicioli, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, enriqueceu muito mais o evento, lançando o Conexão Pascom.
De acordo com a organização, a intenção é montar um cadastro nacional dos agentes de pastoral da Pascom de todas as dioceses do Brasil. O Conexão Pascom será uma newsletter que levará informações que nos estão reservados na caminhada da Igreja.
Saiba mais em: www.cnbb.org.br
Grupo do Regional
Um grupo de 28 agentes da Pastoral da Comunicação do Ceará participou do 9º mutirão de comunicação: 14 de Fortaleza, 5 de Crato, 4 de Itapipoca, 2 de Sobral, 1 de Tianguá, 1 de Crateús e 1 do Conselho de Leigos do Regional. Dentre eles havia 4 padres: Pe. Francisco Bezerra, Pe. Alderí Leite e Pe. Emílio Castelo, de Fortaleza, e Pe. Francisco Oliveira, de Itapipoca.
Alguns depoimentos
– O Muticom de Vitória, Espírito Santo, foi um momento de formação, aprendizado e de muita alegria em ver muitos comunicadores trabalhando e tirando suas dúvidas para fazer cada vez melhor a comunicação na Igreja. Janayna Gomes – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.
– Devemos ter um novo olhar sobre a comunicação e a ética deve ser o nosso valor primordial. Não anunciamos uma notícia, anunciamos uma Verdade, que deve ser transmitida com autenticidade e afetividade. Alex Ferreira – Pascom Regional NE 1.
– Dias muito gratificantes desde a abertura, com a palestra sobre “Ética nas comunicações”, facilitada pelo padre Gildásio Mendes e nos dias seguintes com celebrações Eucarísticas, palestras e grupos de trabalhos muito bem organizados e com pessoas altamente qualificadas. Aumentaram em mim conhecimentos profundos no que diz respeito à comunicação. Todas as palestras foram enriquecedoras, mas uma delas me impressionou bastante: “A comunicação social e a construção do indivíduo”, pronunciada por Elizabeth Barros, fazendo-me ver como tentar entender melhor o nosso irmão e todos que nos cercam.. No todo, o encontro foi cheio de qualidades. A convivência com pessoas de todo Brasil, suas culturas e experiências. Estou muito feliz de ter participado do 9º MUTICOM.
Por Marta Andrade – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.