[ARTIGOS] Nossa Senhora das Graças

padre-Brendan200Catarina Labouré  nasceu de uma família numerosa  no dia 2 de maio de 1806 na França perturbada pelas guerras napoleônicas e agitada pelo liberalismo anticlerical. Depois da morte  prematura da mãe ela educou seus irmãos menores numa pobre casa de camponeses. Uma vez comprida essa tarefa, Catarina entrou na Congregação das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo. Na noite do dia 27 de novembro de 1830 recebeu a aparição de Maria Santíssima que ela própria descreve com estas palavras: “A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até a cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A  Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la.  Formou-se em torno da Virgem um quadro oval onde, em letras de ouro, se liam estas palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a  vós”. Ouvia então uma voz que me dizia: “Manda cunhar uma medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem com fé e devoção receberão grandes graças. A outra parte da medalha trazia a letra M encimada por uma cruz, embaixo os corações de Jesus e Maria; o primeiro cercado duma coroa de espinhos e o segundo transpassado por uma espada”.  Depois de muitas dificuldades, ceticismo e desconfiança o Arcebispo de Paris autorizou a fabricação das medalhas.

A medalha, conhecida como “a medalha milagrosa” em pouco tempo ficou conhecida no mundo inteiro. O simbolismo da Medalha Milagrosa: a) A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente, que é o demônio. É a luta entre o bem e o mal. b) Os raios: simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre seus devotos. c) As doze estrelas: correspondem aos doze apóstolos e representam a Igreja. Maria é também a Estrela do Mar. d) O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus representante seu infinito amor. e) O coração transpassado por uma espada: É o imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus. f) O M: significa Maria. Sustenta o travessão e a cruz, que representam o calvário. g) o travessão e a Cruz: simbolizam o calvário. Para a doutrina Católica a Santa Missa é a perpetuação do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida cristão.

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, essa inscrição já sintetiza boa parte da mensagem que a Virgem Mãe revelou: a Imaculada Conceição, pela primeira vez objeto de revelação particular e, em 1858 ratificada em Lourdes, e transformada em dogma pelo Papa Pio IX, com a bula Ineffabilis Deus. Irmã Catarina passou 45 anos servindo a idosos e doentes. Ninguém sabia que ela recebeu a revelação de Nossa Senhora. Somente na morte de Irmã Catarina no dia 31 de dezembro de 1876, completando setenta e seis anos de idade que foi revelado que ela era a vidente. Estas visões precedem as aparições em La Salette, Lourdes e Fátima. A Igreja lhe reconheceu santidade heroica e elevou-a à honra dos altares, fixando sua festa para o dia 27 de novembro, aniversário da aparição de Nossa Senhora.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1