Assembleia Geral da CNBB

padre-Brendan200A 51ª. Assembleia Geral dos Bispos do Brasil reunirá 345 bispos no Santuário Nacional de Aparecida (SP), de 10 a 19 de abril. O tema central da Assembleia é “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A proposta é reestruturar a comunidade que se concentra atualmente na Igreja Matriz, porque, nas palavras de Dom Sérgio Eduardo Castrini, Arce-bispo de Manaus, “a vida comunitária não é só territorial, mas ultrapassa limites físicos para se estender a outros interesses e serviços”. A matriz da paróquia deverá ser um centro de formação e celebração, em torno do qual se aglomeram capelas, Comunidade de base, e movimentos apostólicos envolvidos em projetos de evangelização. O pároco da paróquia deve atuar como coordenador dos Conselhos Pastoral, Econômico e Administrativo, seguindo a orientação do bispo diocesano.

A ideia de a paróquia ser “uma comunidade de comunidades” não é exatamente nova. Este tema está sendo refletido e aprofundado desde a V Conferência Geral dos Bispos da América e Caribe, realizado na Basílica de Aparecida em maio de 2007. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (Doc .94) também tratam do assunto em página 68. A Assembleia também discutirá outros temas prioritários além do tema central, como, por exemplo, A Jornada Mundial da Juventude, a questão dos quilombolas e o problema agrário etc.

O tema central desta Assembleia será discutido, mas não votado pelos bispos em Aparecida. Depois de ser submetido ao plenário, o texto que tiver o consenso do episcopado será enviado à paróquias e setores regionais da CNBB para análise e sugestões. Segundo Dom Sérgio, Arcebispos de Manaus, “o documento final só seria aprovado pelo episcopado na Assembleia de 2014”. Este ano a Equipe de Assessoria e Comunicação da CNBB criou uma página oficial no Facebook, onde diariamente serão postados os conteúdos dos debates na Assembleia.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1