Assembleia Regional da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional é realizada em Caucaia

Durante os dias 12, 13 e 14 de novembro foi realizada a Assembleia Regional da PV/SAV, com o tema: “Para uma Cultural Vocacional como Graça e Missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33) já motivados para celebrar o 3º Ano Vocacional da Igreja do Brasil que será celebrado em 2023, também foi realizada a eleição da nova coordenação da Pastoral Vocacional do Regional, conforme as orientações da atuação coordenação e do bispo referencial. A assessoria da assembleia foi de Pe. Juarez Albino Destro, padre rogacionista e assessor nacional da CMOVIC. Com a participação de mais de 40 representações das (arqui)dioceses, CRB, Seminários Diocesanos e Leigos.

DOM ANDRÉ VITAL, BISPO DE LIMOEIRO E REFERENCIAL PARA A CMOVIC NO REGIONAL, NOS DIZ: “FIZEMOS NOSSA ASSEMBLEIA COM UM MOMENTO FORMATIVO EM VISTA DO ANO VOCACIONAL QUE SERÁ CELEBRADO EM 2023. PARA ESSE MOMENTO CONTAMOS COM A ASSESSORIA DO PE. JUAREZ, QUE É ASSESSOR DA CMOVIC NACIONAL. ELE NOS AJUDOU A REFLETIR SOBRE O TEMA, TAMBÉM AS MOTIVAÇÕES DO ANO VOCACIONAL-2023 E TAMBÉM APRESENTOU ALGUMAS DICAS, ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DAS EQUIPES VOCACIONAIS PAROQUIAIS. TIVEMOS UMA BOA PARTICIPAÇÃO, MAIS DE 40 PESSOAS, ENTRE, SACERDOTES, SEMINARISTAS, LEIGOS, PESSOAS DA VIDA CONSAGRADA”, FALOU O BISPO.

Para a ir. Cáila, Congregação das Servas Pobres de Jesus Cristo, representante da Conferência dos Religiosos do Brasil – Ceará (CRB) assembleia é importante por que além de congregar as várias representações, também é o espaço de construção de um projeto em comum: “considero muito importante a participação de todas as dioceses representadas, como também da vida religiosas que estão nos regionais e que tem representativa da CRB. Cada dia que passa precisamos caminhar de forma integrada, unidos as forças, iniciativas em prol do bem comum, que é a vida das juventudes, que é o processo de discernimento vocacional e que nosso empenho, planejamentos, parcerias vão favorecer que nossa missão seja mais eficaz, pontual naquilo que nós podemos ajudar aos jovens. Caminhar com esperança, mesmo diante de tempos tão difíceis que estamos vivendo, mas traçar novos horizontes da nossa caminhada com boas perspectivas para o futuro, pelo bem das juventudes”, refletiu a representante da CRB.

O 3º Ano Vocacional

Pe. Juarez Albino, assessor do encontro, fala sobre a importância da reflexão em vista da preparação para o Ano Vocacional de 2023: “Para nós é uma honra uma alegria estamos aqui no NE 1 e ajudar nessa reflexão sobre a cultura vocacional, preparando já o 3º Ano Vocacional do Brasil. 40 anos depois do 1º Ano Vocacional, que foi em 1983, e 20 anos depois do 2º, que foi em 2003. Esse ano os regionais já estão começando a se preparar e aqui não foi diferente. O lema nos faz lembrar o ícone de Emaús que acaba revigorando aquelas pessoas que estão desanimas. E assim com a presença de Jesus junto de nós em atenção a Palavra de Deus, nós reanimamo-nos para continuar sendo missionário e discípulo de Jesus na sociedade, ajuda a transformar esse mundo tão necessitado de vida e vida plena”, disse o assessor nacional.

Nova Coordenação

A atual coordenação é formada por: Pe. Cicero Luciano (Crato), Pe. Francisco Otaviano (Quixadá), Pe. Raul Cardoso (Itapipoca) e uma representante da CRB.

“O mandato da coordenação dura 02 anos, a assembleia era para ter sido realizada no ano de 2020, devido a Pandemia, a mesma não foi possível. Está assembleia tem caráter eletivo, já que está se encerrando a minha missão como coordenador ou referencial da Pastoral Vocacional aqui no Regional NE 1. Rendo graças a Deus que ao longo desses 04 anos está a frente desse serviço e agora passando essa missão para a nova coordenação que será apresentada. Louvo e agradeço a Deus todas as dioceses, a CRB e juntamente com os outros membros da CMOVIC por temos trabalhado juntos ao longo desses 04 anos”, falou pe. Cícero Luciano, coordenador da PV.

O processo de escolha foi: primeiro momento montar uma chapa, com indicações de nomes. Segundo momento uma consultoria com os bispos e superiores. Terceiro momento  apresentar os nomes à assembleia e o Quarto momento a aclamação pela assembleia. A aclamação se deu por mãos erguidas. A nova coordenação é composta por: Pe. Raul Cardoso (Itapipoca); Pe. Jocélio Mendes (Sobral); Pe. Marcelino Nogueira (Limoeiro) e Ir. Damiles Azevedo (Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus – Sobral).

“Durante o fim de semana tivemos a eleição da coordenação da pastoral vocacional regional, para nós foi uma alegria podemos participar desse momento, muito rico, tanto de formação, como de partilha das experiências, isso vale salientar nesse contexto de pandemia que ainda estamos vivendo, com muitas restrições, mas de forma ousada, corajosa e responsável”, avaliou dom André Vital, referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

Dom André Vital ao lado das coordenações anterior e atual
Vida Religiosa