Brasil nossa cara, nossa cultura

jmj‘’A Jornada será uma oportunidade de viver esse intercâmbio de evangelizar e ser evangelizado.’’

‘Caminhando para a JMJ’ recorda-nos que a Jornada Mundial da Juventude será esse grande momento de trocas de valores e experiência de vida, através do diferente que nos une neste momento.

“Os cincos continentes no mesmo objetivo, promover o encontro pessoal com Jesus Cristo, sentir- se igreja , sentir-se parte do Corpo de Cristo que e a Igreja”.

No vídeo “Nossa Cara, Nossa Cultura” lembramos que cultura do povo brasileiro, povo formado pela miscigenação de varias culturas, de varias etnias, que vieram da Europa, Portugal, Espanha, da Itália, pessoas que vieram da África, de varias partes do continente africano e também dos povos indígenas que estavam aqui antes da chegada dos Portugueses.

O Padre Samuel, recorda de que somos esse povo formado por varias culturas e que estamos esperando por estes jovens que vem para o nosso País. Ele nos leva a refletir que toda cultura tem os traços do pecado, a falta de abertura para o diferente e faz um convite para todos: ‘Somos chamados a vencer esses preconceitos que nos impede de acolher bem o diferente’.

Neste segundo encontro’’ Brasil nossa cara nossa cultura’’. Vamos recordar de Jesus que teve esse encontro com cultura e pessoas diferentes, o encontro de Jesus com a Cananéia no Evangelho. ‘’Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Mt 15,21-28’’. ‘’Ela não fazia parte do povo de Deus, mas Jesus quer evangelizar as ovelhas perdidas da casa de Israel.’’

Redação Semana Missionária Fortaleza – Simone