C9, em andamento a reunião do Conselho de Cardeais

A sessão de junho, a terceira em 2024, teve início hoje, segunda-feira, 17. A última foi realizada em abril.

Vatican News

Começou hoje, segunda-feira, 17 de junho, na presença do Papa Francisco, no Vaticano, a reunião do C9, o Conselho de Cardeais instituído pelo Papa para assisti-lo no projeto de reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja. Esta é a terceira reunião em 2024, depois das realizadas em fevereiro e abril.

Os trabalhos de abril

Na última sessão de trabalhos, em abril, o foco foi sobre a implementação da constituição apostólica Praedicate evangelium  nas Cúrias diocesanas, sobre os cenários de guerra nas diferentes partes do mundo, “particularmente no Oriente Médio e na Ucrânia”, com a esperança, por parte dos cardeais e do Papa, “de que os esforços para identificar caminhos de negociação e paz sejam aumentados”. Em reuniões anteriores, os membros do Conselho também discutiram sobre “o papel das mulheres na Igreja” e ouviram as reflexões de duas mulheres, a irmã Regina da Costa Pedro e a professora Stella Morra.

O “novo” C9

O Conselho de Cardeais, após a renovação do organismo pelo Papa em 7 de março de 2023, é composto pelos cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, Arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima. A primeira reunião do novo C9 foi realizada em 24 de abril último.

A criação do Conselho de Cardeais

O Conselho foi instituído pelo Papa Francisco com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com a tarefa de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova constituição apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 ocorreu em 1º de outubro de 2013.