Caminhada com Maria: crianças com deficiência participam da Coroação

Coroação de Nossa Senhora, Caminhada com Maria 2023 – Foto: Gabriel Ramos

No próximo 15 de agosto, Fortaleza se prepara para a 22ª edição da Caminhada com Maria, um evento que mobiliza milhares de fiéis em celebração à padroeira da cidade. Este ano, a caminhada ganha um significado ainda mais especial com a inclusão de crianças com deficiência (PCDs) na coroação da imagem de Nossa Senhora, que ocorrerá no final do Percurso da Fé, no patamar da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A decisão de incluir essas crianças foi um desejo expresso por Dom Gregório Paixão, OSB, que participa pela primeira vez da Caminhada com Maria como arcebispo metropolitano. Para o arcebispo, essa inclusão é uma forma de reforçar a mensagem de acolhimento e integração na comunidade de fé, celebrando a espiritualidade e a importância de envolver todos, independentemente de suas limitações.

Foto: Gabriel Ramos

A coroação, coordenada por Rosali Almeida, promete ser um momento marcante. Rosali explica a importância desta participação: “Este ano teremos algumas participações mais que especiais, são crianças e jovens portadoras de necessidades especiais, verdadeiros anjos em nosso meio. Dentre elas, surdos, autistas, síndrome de Down, e outras condições. Mostrarão através de seus dons que todos somos iguais perante Deus e Nossa Senhora. Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade e sensibilizar a todos da necessidade de uma inclusão verdadeira e eficaz dessas pessoas, que muitas vezes se tornam invisíveis aos olhos do poder público, da iniciativa privada e da sociedade como um todo.”

O testemunho de famílias envolvidas reflete a alegria e a relevância dessa inclusão. Solange Portela, mãe de Juliana Albuquerque Portela, uma das participantes, expressa profunda felicidade ao ver sua filha, que vive com osteogênese imperfeita, envolvida em um evento tão importante para a capital cearense. Juliana, de 12 anos, já passou por 20 cirurgias, mas continua a interagir bem com os colegas e participa assiduamente das missas na Igreja de Fátima, em Fortaleza.

Juliana Albuquerque Portela – Foto: arquivo pessoal

Luzia Patrícia dos Santos, mãe de Maria de Fátima Oliveira dos Santos, de 10 anos e portadora da Síndrome de Down, compartilha o impacto positivo do evento em sua família. Maria de Fátima é acompanhada por uma equipe multidisciplinar e participa ativamente da Pastoral da Acolhida e da catequese, demonstrando um profundo interesse pelas coisas da Igreja na matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,Mondubim.

Maria de Fátima Oliveira dos Santos – Foto: arquivo pessoal

Maria Régia da Penha relata com emoção a experiência de sua filha, Maria Clara Penha da Anunciação, de 9 anos, que nasceu com cardiopatia congênita e transtorno do espectro autista. Régia descreve Maria Clara como uma “guerreira”, destacando o papel fundamental de Nossa Senhora em suas vidas. “Minha filha é uma guerreira, ela lutou para viver, e Nossa Senhora é muito importante em nossa vida. Ela gosta demais de ir à missa; no dia em que não vamos, até chora. É muito gratificante participarmos da Caminhada com Maria”, conta Maria Régia.

Maria Clara Penha da Anunciação – Foto: arquivo pessoal.

A inclusão dessas crianças na coroação simboliza um passo singular para a integração e a valorização de todas as pessoas na comunidade de fé. A Caminhada com Maria de 2024 não apenas celebra a devoção à padroeira, mas também reafirma o compromisso com a inclusão e a espiritualidade que abraça todos os filhos amados de Deus.

Serviço:

Caminhada com Maria