A Caminhada com Maria foi declarada nesta sexta-feira, 5 de junho, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 que passa a valer a partir da data de sua publicação tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.
A retomada da Caminhada com Maria foi uma iniciativa do arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em 2003. Retomada porque a prática dos fiéis caminharem para a padroeira remonta ao século XVII, nesta cidade.
“Procuramos refazer o caminho dos inícios da fé católica e mariana nas origens da cidade de Fortaleza com esta Caminhada. O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará, marca o ponto de partida da devoção mariana trazida pelos portugueses, nos inícios da colonização nestas terras, quando da construção da capela inicial dedicada a Nossa Senhora do Amparo. Em seu itinerário esta devoção se dirigiu para a Fortaleza dedicada a Nossa Senhora da Assunção depois de conquistada dos holandeses que a construíram, e com a origem do vilarejo ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, tem início a cidade que ainda hoje, carrega este nome e esta devoção em sua igreja mãe catedral”, explica o arcebispo.
Pe. Rafhael Maciel, membro da Comissão organizadora do evento, destaca a edição 2015. “Estamos trabalhando para a Caminhada com Maria deste ano que tem uma razão a mais para ser especial por estar dentro das comemorações do Jubileu Centenário de nossa Arquidiocese. A declaração da Caminhada como patrimônio cultural imaterial faz eco ao que o povo de Fortaleza, a segunda capital mais católica do país, já havia declarado através de seu testemunho público de fé”.
A Caminhada com Maria também consta no calendário oficial de eventos do município, do estado e aparece na lista de eventos de turismo religioso do país, do Ministério de Turismo. O evento reúne mais de 1 milhão de católicos por edição.
Patrimônio Imaterial
De acordo com a Constituição Federal os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito, “àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas”. A definição dos termos encontra-se nos artigos 215 e 216 da CF.
Na lista de bens imateriais brasileiros estão a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, a capoeira, o modo artesanal de fazer Queijo de Minas e as matrizes do Samba no Rio de Janeiro.
Mais sobre a Caminhada com Maria
Ano de 2003
Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus.
150 anos da Diocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
Ano de 2004
Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo.
150 anos do dogma da Imaculada Conceição
100 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
Ano de 2005
Com Maria seguimos Jesus Eucaristia.
Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
Ano de 2006
Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.
Ano de 2007
Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida.
Retirado das conclusões da V Conferência realizada em Aparecida.
Ano de 2008
Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo.
Na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
Ano de 2009
Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo.
Na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
Ano de 2010
Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor!
Em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília.
Ano de 2011
Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.
Marcada pela Exortação Apostólica VerbumDominide Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
Ano de 2012
Com Maria no Caminho da Fé
Em sintonia com o Ano da Fé que se iniciou em 11 de outubro e termina em 24 de novembro de 2013. Proclamado por Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27).
Ano de 2013
Com Maria no Caminho da Fé: Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)
Em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
Ano de 2014
“Com Maria no caminho da Esperança”
Em continuidade do ANO DA FÉ em 2013 estamos vivendo em 2014 o ANO DA ESPERANÇA no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.
Por Vanderlúcio Souza, Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza.