Caminhada com Maria reúne milhares de devotos nas ruas de Fortaleza

Foto: Romário Pinheiro

A Caminhada com Maria reuniu milhares de devotos nas ruas de Fortaleza, em um evento marcado por profunda devoção e fé. Realizada no dia 15 de agosto, a procissão anual homenageia Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade, e é uma das maiores manifestações religiosas do Ceará.

Iniciando no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, os fiéis caminharam em oração e cânticos até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no centro da cidade. Durante o percurso, que se estende por 12 km, a imagem de Nossa Senhora da Assunção é conduzida em um andor, acompanhada por uma multidão de devotos, que expressam sua fé por meio da recitação do rosário, preces, cânticos e gestos de devoção.

Foto: Romário Pinheiro

Este ano, a caminhada teve como tema central a importância da oração especialmente em tempos de desafios que a humanidade atravessa. A Arquidiocese de Fortaleza, responsável pela organização do evento, destacou a presença de inúmeras famílias, grupos paroquiais e representantes de diversas comunidades eclesiais que se uniram em um só coração para homenagear a patrona de Fortaleza.

A Caminhada com Maria é uma iniciativa que acontece desde 2003 e reúne pessoas de todas as idades e origens, unidas pela devoção à Mãe de Jesus. Além dos mais de 3 mil voluntários que colaboraram com da Caminhada com Maria 2024, diversos profissionais das áreas de segurança, saúde e mobilidade urbana, atuando em conjunto com as esferas da União, do Estado e do município, desempenharam um papel crucial para garantir a organização e o bem-estar dos fiéis.

Para a devota Francisca dos Santos, a Caminhada com Maria é um momento de profunda renovação espiritual e força para enfrentar os desafios da vida. “A Caminhada com Maria é um momento especial de renovação da fé e superação dos desafios. A cada ano renovo o meu amor à Mãe do Céu, que caminha conosco durante todo a existência. Próximo ano, se Deus quiser, estarei novamente,” expressou Francisca com emoção.

A Caminhada com Maria não é apenas um evento religioso, mas também uma manifestação cultural que reforça a identidade e a tradição do povo fortalezense, que desde os primórdios é guiado pela Senhora da Assunção. A cada edição, o número de participantes cresce, mostrando a força da devoção mariana na capital cearense.

A Coroação de Nossa Senhora, sem dúvida, é o momento mais emocionante e aguardado da Caminhada, representando o ápice de todo o percurso. Neste ano, esse momento especial ganhou um significado ainda mais profundo com a participação, a pedido do arcebispo, de crianças com deficiência na cerimônia de coroação.

Crianças PCD’s participam da coroação. Foto: Romario Pinheiro.

A inclusão dessas crianças trouxe uma mensagem evangélica de acolhimento e amor, refletindo o espírito de uma Igreja que busca ser cada vez mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os seus membros. A presença delas na coroação foi um símbolo tocante da busca de igualdade, mostrando que todos, independentemente de suas condições, têm um lugar especial aos pés da Mãe de Deus.

Galeria de imagens:

Fotos: Gabriel Ramos

Fotos: Romário Pinheiro

Missa das 12h, no Santuário Nossa Senhora da Assunção

Fotos: Romário Pinheiro / Texto: Thiago Ribeiro.