Pela vigésima primeira vez, estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, no dia 15 de agosto. Retomamos nossa caminhada presencial depois de um tempo de pandemia com suas apreensões e restrições. Assim somos chamados a olhar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!
Assim nós caminhamos como povo dos discípulos de Jesus, um só coração e uma só alma, com Maria, na graça de Deus e na missão neste mundo, rumo ao Reino de Deus definitivo.
A Mãe caminha conosco desde as origens de nossa cidade. Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, nossa Mãe, Mãe de Jesus a nós dada por Ele mesmo. Com Maria caminhamos juntos no Amor de Jesus. Como os discípulos, perseveramos unânimes em oração com Maria, Mãe de Jesus, e recebemos o Dom de Deus, o Espírito de Amor que nos acompanha em nossa caminhada de Vida, em nossa caminhada de Fé.
Jesus veio reunir os filhos de Deus dispersos (cf. Jo 11, 52) e encaminhá-los para novo céu e nova terra (cf. Ap 21, 1). O projeto divino é de comunhão das pessoas humanas com Deus, entre si, e para isto reúne um povo que dê seus frutos (cf. Mt 21, 43). Em seu ministério de salvação, Jesus reuniu a humanidade a um novo caminho, a uma nova vida em que todas as realidades são transformadas para o seu definitivo. Diante de quem chamava sua atenção para os laços familiares terrenos, Jesus respondeu com a abertura universal: “Quem é minha Mãe? Quem são meus irmãos? … Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50).
Realizando toda a sua obra pela morte de cruz e gloriosa ressurreição, Jesus dá o Espírito Prometido aos discípulos. Para o dom do Espírito Santo quer que os discípulos perseverem unidos com Maria, Mãe de Jesus e a esta comunhão envia o Espírito de Amor, alma da Igreja, que iniciará sua missão de anúncio de Jesus no Evangelho levado a toda criatura, de fazer discípulos Seus de todas as gentes, de expansão do Reino de Deus por toda a terra.
Esta motivação nos faz caminhar com Maria, Mãe de Jesus e nossa, em nova família dos filhos do Pai do Céu, de paternidade, maternidade e fraternidade universais.
Para todos os que creem, no entanto, vivemos a hora da Graça. Nesta hora também se torna mais luminoso o Amor de Deus, aquele Amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rom 5,5). Ungidos pela Palavra de Jesus e pelo Seu Espírito somos uma só e grande família humana: “Caminhamos junto com Maria no Amor de Jesus.”
Esperamos assim, que seja a comunhão fraterna em Cristo a nos iluminar e fortalecer no sentido de nossa vida, de nossa convivência na casa comum em que vivemos. E será esta mesma a nos dar lições para o futuro de um mundo realmente de acordo com o projeto amoroso de Deus, projeto de plena realização do ser humano.
Maria elevada à glória do Céu, Mãe nossa, Rainha da Paz, Mãe do Autor da Vida, Mãe da Santa Esperança, do Verdadeiro Amor, nos acompanha no seguimento de Jesus e na realização do Evangelho para, atentos às coisas do alto, além de tudo o que é passageiro, acenda-se em nossos corações o desejo de ir construindo a cidade terrena nos desígnios de Deus para chegar à glória definitiva da ressurreição, no Reino de Deus que permanecerá. Esta é a meta real para a qual caminhamos.
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano