Caridade em ação: Celebrando o VII Dia Mundial do Pobre

O Dia Mundial dos Pobres, celebrado anualmente no XXXIII Domingo do Tempo Comum, é uma ocasião especial para refletirmos sobre a importância de cuidar dos mais necessitados. O Papa Francisco, em sua mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres em 19 de novembro de 2023, nos presenteou com uma expressiva passagem do Livro de Tobias: «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7).

Este trecho bíblico nos guia na compreensão da necessidade de agir de forma concreta em relação aos pobres. A justiça nos convoca a não apenas oferecer ajuda material de maneira apressada, mas também a restaurar as relações humanas que foram abaladas pela pobreza. Ao não desviar o olhar do pobre, alcançamos os benefícios da misericórdia e da caridade, elementos fundamentais que dão significado e valor a toda a prática cristã.

O Secretariado de Pastoral dedicou esforços na elaboração de uma carta destinada a inspirar e incentivar as paróquias e áreas pastorais a promoverem ações em prol dos pobres, e temos o alegria de compartilhar o conteúdo da carta com você no anexo.

Acreditamos que seja de extrema relevância não apenas receber, mas também compartilhar e discutir em comunidade a Mensagem do Papa para o VII Dia Mundial do Pobre. Ao fazer isso, criamos um espaço de reflexão coletiva, onde cada membro pode absorver as palavras do Santo Padre e internalizar o chamado à ação em favor dos menos afortunados.

Esses momentos de leitura e diálogo não apenas fortalecem o senso de solidariedade dentro da comunidade, mas também proporcionam uma oportunidade valiosa para todos compreenderem a profundidade e a urgência de se envolverem ativamente na luta contra a pobreza e na promoção da justiça social.

Ao compartilhar essas mensagens e promover ações concretas, estamos cumprindo o chamado do Papa Francisco para sermos uma Igreja verdadeiramente inclusiva e compassiva, que não apenas prega o amor ao próximo, mas o vive em sua plenitude, estendendo a mão a todos os necessitados. Vamos juntos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam de nossa ajuda e compaixão.

Saiba mais …

O Dia Mundial do Pobre foi instituído pelo Papa Francisco em 2017, e é celebrado anualmente no domingo anterior ao Dia de Cristo Rei, que marca o último domingo do ano litúrgico. O objetivo deste dia é chamar a atenção para a necessidade de promover a solidariedade e a partilha com os mais necessitados.

O Papa Francisco enfatiza a importância de cuidar dos pobres e vulneráveis, e acredita que isso é fundamental para viver verdadeiramente a mensagem do Evangelho. Ele encoraja os fiéis e pessoas de boa vontade a se envolverem ativamente na busca por soluções para a pobreza e a injustiça social.

Cada ano, o Papa emite uma mensagem especial para o Dia Mundial do Pobre, destacando diferentes aspectos da questão da pobreza e oferecendo orientações e encorajamento para ações concretas em prol dos menos favorecidos.

O Dia Mundial do Pobre é uma oportunidade para lembrar a importância de cuidar dos mais vulneráveis em nossa sociedade e de trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e solidário.

Carta:

Mensagem: