Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza participa de reativação do Fórum Lixo e Cidadania

Foto: TRT Ceará

Durante esses mais de 20 anos atuando junto aos catadores de resíduos sólidos recicláveis, a Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza pôde contribuir em diversas lutas e conquistas da categoria que se mostra cada dia mais preparada profissionalmente e forte em sua incidência política pela garantia de seus direitos. Mesmo sabendo dos avanços, as dificuldades ainda são muitas devido a não implementação de políticas públicas efetivas de valorização e inclusão da categoria.

Criado em meados de 1999 e reativado em janeiro de 2001, por ocasião da Marcha do Povo de Rua e do I Congresso Nacional dos Catadores, o Fórum Lixo e Cidadania é um espaço que nasce da luta dos catadores por melhores condições de trabalho, respeito e visibilidade em uma sociedade marcada por desigualdades e preconceitos.

Foto: TRT Ceará

Diversos grupos formalizados ou não, carecem de espaços com a mínima condição estrutural e de equipamentos adequados, suporte no âmbito da assessoria técnica e da assistência social que possibilite o acesso aos serviços básicos que promovam a cidadania desses nossos irmãos.

Dessa forma, após alguns anos desativado, no último dia 25 de setembro de 2024, diversas organizações da sociedade civil, poder público, representações de catadores se reuniram na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para reativação do Fórum Lixo e Cidadania. Esse momento foi coordenado pelo TRT e pela Cáritas de Fortaleza, representada pelo agente Paulo Monteiro.

Diversos encaminhamentos foram realizados, como a proposição de parceria para destinação de materiais pelo TER-CE, oferta de curso de capacitação digital, por meio do CENTEC, participação dos catadores no Comitê estadual intersetorial de inclusão socioprodutiva dos catadores e etc., e a esperança é de que esse momento aponte para uma retomada forte e produtiva desse espaço tão importante e urgente, que visa se somar nas lutas por justiça e dignidade para essa categoria.

Texto: Paulo José Rodrigues Monteiro – Agente da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais