CF 2023: 70 projetos serão contemplados com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade

O Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) realizou uma reunião na quinta-feira, 22 de junho, para a análise dos 85 projetos que atenderam aos requisitos estabelecidos no edital 0112/2023, que destina-se a entidades sociais, sem fins lucrativos, que desejam receber recursos provenientes da Coleta da Nacional da Solidariedade, da Campanha da Fraternidade 2023.

A cada ano, de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade, são indicados eixos a partir dos quais os projetos podem ser apresentados. Em 2023, a partir da temática “Fraternidade e Fome”, são indicados três âmbitos: o aspecto assistencial, o promocional e o sociotransformador. No primeiro, busca-se sanar de imediato a fome que clama. No segundo, procura-se ajudar na geração de renda. No terceiro, empenha-se para que os rumos do país não levem seu povo a situações como a atual.

Membros do Conselho Gestor do FNS reunidos na sede da CNBB, em Brasília (DF)

Segundo o Coordenador de Projetos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Franklin Queiroz, foram cadastrados 268 projetos no sistema eletrônico do FNS, mas apenas 85 organizações conseguiram cumprir os requisitos de enviar, dentro do prazo estabelecido pelo edital, toda a documentação exigida para a fase de análise nesta primeira reunião.

Desses 85 projetos, o Conselhor Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade aprovou 70 projetos, nos quais serão destinados um valor total de R$ 2.176.397,08. Dentre os 70, 48 deles constituem auxílios a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social; 15 dizem respeito a geração de emprego e renda, no qual se constituem projetos voltados para a formação profissional, e 7 são voltados à formação para ação sociotransformadora.

O Conselho ainda realizará outras duas reuniões de avaliação esse ano, no dia 4 de agosto e a última no dia 29 de setembro, para dar sequência à análise dos projetos que se cadastrarão entre 24 de junho a 17 de julho e 18 de julho a 11 de setembro.

Processo colaborativo

Participando pela primeira vez de uma reunião do Conselho Gestor do Fundo, o qual agora também é membro,  o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, se sentiu honrado em acompanhar e colaborar em mais uma “grande iniciativa da Conferência”.

Dom Ricardo salientou que o Fundo Nacional de Solidariedade traz a oportunidade de colaborar com projetos sociais no Brasil inteiro. Ressaltou que a iniciativa é uma tradição da entidade e que mantém critérios e organização própria.

“Cada vez mais temos a alegria de colaborar com milhares de pessoas, porque os projetos atingem famílias, escolas, associações, pessoas que de fato estão necessitando dessa colaboração, então de fato é um momento importante nos reunirmos para avaliarmos os projetos”, disse.

CF 2023

CF 2023 foi lançada oficialmente na quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro, na sede da CNBB, em Brasília (DF). Convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico. Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.

Saiba mais em: https://campanhas.cnbb.org.br/