Clero de Fortaleza se reúne para Manhã Penitencial nesta sexta-feira, 15

Clero na Manhã Penitencial – Foto: André Martins

Na manhã chuvosa deste, 15 de março, mais de 90 clérigos da Arquidiocese de Fortaleza estiveram reunidos na casa de retiro das Irmãs Cordimarianas, em Caucaia, para um momento de reflexão e penitência em preparação a Semana Santa, onde a Igreja celebra a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo.

O evento organizado pela Pastoral Presbiteral da Arquidiocese começou com uma oração em comum, marcada pela recitação da hora terça da Liturgia das Horas. Esse momento de oração compartilhada uniu os participantes em um espírito de comunhão e preparação espiritual. ” Foi uma manhã maravilhosa onde pudemos experimentar a misericórdia de Deus agindo em nossas vidas”, conta padre Francisco Martins, pároco de Paramoti.

O padre João Batista Aires Silva, vigário episcopal da Região Nossa Senhora da Conceição, conduziu um momento de reflexão, oferecendo insights e orientações espirituais para os presentes. Essa reflexão ajudou os participantes a se aprofundarem em seu caminho espiritual pessoal.

Os participantes tiveram a oportunidade de adorar o Santíssimo Sacramento e receber bênçãos especiais durante este momento de devoção. O arcebispo Dom Gregório Paixão, OSB presidiu a celebração penitencial, destacando a importância da conversão e lembrando a todos sobre a alegria e a libertação que surgem da verdadeira conversão.

Houve um momento especial durante a celebração em que os sacerdotes tiveram a oportunidade de se confessarem uns aos outros. Isso demonstra um ato de humildade e fraternidade entre os membros do clero. O evento foi concluído com um almoço de comunhão e confraternização entre os participantes, antes de retornarem às suas paróquias e atividades pastorais.

Galeria de imagens:

Texto: Thiago Ribeiro – Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza – Fotos: Pe. Vicente Oliveira e André Martins.

2 Responses

1. Esse momento é muito marcante e especial na caminhada quaresmal, cujo objetivo é conduzir todo cristão a um profundo e sincero reconhecimento de suas fraquezas e limitações humanas e, pelo arrependimento, buscarem a misericórdia de Deus. Assim, como Presbíteros temos a oportunidade de acorremos ao encontro do amor misericordioso de Deus e perdoados celebrar as festas pascais.