A cerimônia de entrega será durante a 54ª Assembleia Geral, no próximo mês
A cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação ocorrerá no dia 8 de abril, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Os prêmios concorreram às seguintes categorias: Margarida de Prata para Cinema, Clara de Assis para TV, Dom Hélder Câmara para jornais e revistas e Microfone de Prata para rádio.
Em mensagem, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, agradeceu a todos que enviaram suas produções, motivando para que os veículos prossigam no compromisso com a comunicação que transforma.
“A Igreja no Brasil dialoga com o mundo da comunicação e da arte. Sempre foi missão da CNBB valorizar o trabalho de qualidade feito por esses profissionais e empresas que atuam nessas áreas. Desejamos que continuem comprometidos com a vida e sejam incentivados a produzirem mais”, expressou dom Darci.
O assessor da Comissão, padre Antônio Xavier Batista, avalia positivamente a edição 2016 dos Prêmios de Comunicação. De acordo com o sacerdote, a premiação vem cumprindo seu papel de incentivar a comunicação à serviço da vida e na promoção dos valores cristãos.
“O principal objetivo dos Prêmios de Comunicação é o diálogo com a sociedade e todas as instâncias. Foram premiados os melhores trabalhos que retratam valores construtivos e humanitários. Desta forma, a CNBB deseja continuar a valorizar e colocar em evidência o trabalho feito por tantas pessoas, com bons resultados, porém muitas vezes desconhecidos”, explica padre Xavier.
Na divulgação dos resultados, a Comissão para a Comunicação desejou, ainda, que a comunicação no Brasil seja nos valores humanos, cristãos e éticos base de uma sociedade democrática e cidadã.
Seleção
Este ano, o processo de seleção das obras contou também com participação de uma comissão de bispos da CNBB. A primeira fase da escolha das produções foi realizada por um júri técnico composto por profissionais e docentes da Comunicação. Posteriormente, a comissão de bispos classificou os melhores trabalhos, dentro de cada categoria.
Confira os vencedores:
Margarida de Prata – (Cinema)
a) Instituto Alberione – “Despertar para Sonhar”, de Osmar Koxne
b) ASACINE Produções – “Todas as vidas: Cora Coralina”, de Renato Barbieri
Clara de Assis – (Televisão)
a) TV Aparecida – “Desafios da Igreja: Ilha de Marajó”, de José Eymard Miranda Leite Sobrinho
b) EBC – TV Brasil – “Loucura e liberdade: saúde mental em Barbacena”, de Manuela Castro
Dom Helder Câmara – (Imprensa)
a) Correio Braziliense – “Um país de Ressaca”, de Diego Martins de Amorim
b) Família Cristã – “Eles não tem culpa”, de Nathan Xavier
Microfone de Prata – (Rádio)
a) Rádio 9 de Julho – “Certas Canções”, de Antonio Manzatto
b) Rádio Excelsior da Bahia – “Irmã Dulce Hoje”, de Alan Guedes Amaral
c) Rádio São Francisco/Rede Sul de Rádio – “Os imigrantes em terras brasileiras”, de Tales Giovani Armiliato
fonte: CNBB