CNBB promove 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais em vista da comunhão e sinodalidade da missão digital

A Comissão Episcopal para a Comunicação Social (Cepac) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em colaboração com a Comissão Episcopal para a Juventude, promove o 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais no Brasil, uma iniciativa em parceria com Santa Carona, Igrejeiros, Soul Shine Branding, Pascom Brasil e Jovens Conectados.

Agendado para o dia 13 de julho de 2024, das 9h às 18h, em Aparecida (SP), o evento terá como tema “Lançai vossas Redes”, inspirado no Evangelho de Lucas e o lema: “Do Like ao Amém”. Este encontro promete ser um marco importante para a comunhão e sinodalidade da missão digital no país.

O bispo da diocese de Guarapuava (PR), membro da Cepac CNBB e referencial para os Missionários Digitais na CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, ressalta a importância do caminhar juntos. “Nós estamos vivendo um momento muito especial da Igreja, sendo a convocação do Papa Francisco para vivermos a sinodalidade. Isso é uma atitude que parte de cada um de nós para somarmos forças e busquemos a unidade em Cristo Jesus para viver a comunhão entre nós.”

O bispo lembra que no mundo atual, o cenário digital oferece uma oportunidade favorável para que a rapidez da palavra de Deus e a urgência na construção do Reino leve às pessoas a saírem do comodismo, da apatia e busquem reencantar-se por Jesus Cristo e pela força do Evangelho.

Sinodalidade

O Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé,  monsenhor Lucio Adrian Ruiz com os demais bispos da Cepac e Comissão para a Juventude estarão presente para a escuta, enriquecer as discussões e fortalecer o compromisso com a evangelização no ambiente digital.

A Comissão para a Comunicação Social da CNBB observa que para este 1º Encontro foram convidados um número pequeno de Missionários Digitais, contudo, lembra que encontros futuros estão sendo planejados para ampliar a participação, a comunhão e a missão entre todas as pessoas que evangelizam no espaço digital.

No encontro, haverá momentos de palestras, escuta, participação e mesas-redondas com a metodologia da Conversa no Espírito: discernimento e sinodalidade. Haverá também momentos de espiritualidade, oração e celebração eucarística, garantindo um espaço para o fortalecimento da fé e da comunhão entre todos os presentes.

“Por isso, esse encontro visa crescer na unidade ou na sinodalidade, buscando uma comunhão maior entre pastores e evangelizadores ou pastores e batizados, buscando somar forças e colocar os dons realmente a serviço da vida”, finaliza dom Amilton.