Considerado colaborador próximo do Papa Francisco, Guzmán está a serviço da Santa Sé desde o pontificado de Paulo VI. Ele foi o primeiro leigo a ocupar um cargo de alto nível na Cúria Romana.
Neste sábado, 25 de janeiro, a Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom, em Aquiraz, Ceará, receberá Guzmán Carriquiry Lecour, embaixador do Uruguai junto à Santa Sé e um dos mais antigos colaboradores do Vaticano.
A convite de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, Carriquiry participará da Missa de envio dos discípulos da Comunidade de Vida, às 11h, na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Antes da celebração, ele conduzirá um encontro aberto ao público, às 9h, onde abordará o tema “Missionários da esperança”.
Com uma longa trajetória no serviço à Santa Sé, Carriquiry foi o primeiro leigo a ocupar uma posição de destaque na Cúria Romana, atuando desde o pontificado de Paulo VI. Amigo pessoal do Papa Francisco, ele tem uma carreira marcada pela participação em sínodos, encontros e conferências internacionais, além de um papel destacado na organização das Jornadas Mundiais da Juventude desde 1984.