Colaboradores e agentes pastorais realizam manhã de espiritualidade

Na alegria de celebrar e festejar Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, como também agradecer pelos 50 anos de vida sacerdotal de padre Luís Sartorel e 25 anos de Ordenação Presbiteral de dom Júlio César de Jesus,foi realizada na manhã do dia 28 de junho uma celebração de partilha da vida.

A reflexão conduzida por Dom Júlio, além de agradecer a dedicação e vocação sacerdotal do grande missionário padre Luís, nos fez refletir sobre os santos juninos trazendo presente aquele que abriu caminhos para Jesus Cristo – São João Batista.

O epíscopo salientou as figuras dos outros santos na vivência do evangelho, no caminho de santidade:

Santo Antônio de Pádua – Fernando, como era seu nome de batismo, pertenceu a ordem dos agostinianos. Mas ficou admirado com a vida de Franscisco de Assis. Quando o conheceu, após o naufrágio da embarcação em que se encontrava, mudou o seu nome para Antônio. Homem intelectual e temente a Deus, tão grande quanto a sua inteligência era a sua humildade, exímio conhecedor da Sagrada Escritura e grande pregador. Ensinou teologia aos frades Franciscanos e converteu o coração de muitos a Deus.

São Pedro – Simão, teve o seu nome mudado pelo próprio Jesus Cristo, era um pescador. Foi chamado por Jesus quando estava trabalhando, deixou as redes e o barco e seguiu a Cristo. São muitas as passagens da Sagrada Escritura onde aparece Pedro em diálogo com Jesus. Fiel discípulo, valente e corajoso. “Senhor! Eu darei a minha vida por ti”, disse Pedro em João 13,37. Isso de fato aconteceu, mas não antes de ter negado o Mestre por três vezes. Mesmo com todas as suas fragilidades Cristo o constituiu Chefe universal da sua Igreja. “Tu és Pedro e sobre esta Pedra eu edificarei a minha Igreja” (Mateus 16,18)”.

A pergunta ficou para reflexão pessoal: no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, quantas pontes humanas precisamos construir? Quais portas do coração precisamos ainda abrir? Sejamos todos construtores de pontes e não de muros.

Após a celebração tivemos um saboroso lanche partilhado pelos grupos presentes. O próximo encontro será no dia 16 de agosto de 2023.

Fonte: Maria da Conceição de Almeida (Coordenadora Administrativa do Centro de Pastoral)

Galeria de fotos: