Comina debate formação missionária para seminaristas

00000comina_capaCom a finalidade de discutir a formação missionária dos futuros presbíteros, ocorreu, no dia 4 de abril, a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina). O evento reuniu, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil.

O encontro teve início com uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. “A nossa vida é missão, a vocação da Igreja é a missão. Nós anunciamos uma pessoa, Jesus cristo, uma esperança, um horizonte, um sentimento que nasce das relações”, disse o bispo aos participantes.

Ao declarar aberta a Assembleia, o presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina, dom Sergio Braschi, recordou que este organismo tem por tarefa “articular todas as forças missionárias, alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação missionária”.

O principal trabalho na pauta da Assembleia foi a elaboração das diretrizes para a animação missionária no Brasil. No dia 5, os participantes da Assembleia, organizados em grupos, debateram o texto base e fizeram as suas contribuições. Em seguida, os coordenadores dos Comires relataram o que cada regional da CNBB realiza com relação à formação missionária dos presbíteros.