Comunicação e Igreja

padre-Brendan200No dia 7 de maio, próximo passado, o Cardeal Arcebispo de Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, apresentou em Aparecida (SP) o livro No 99 dos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil titulado “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”. O texto do documento contou com a colaboração de uma equipe de pesquisadores, doutores e mestres em comunicação e foi coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação. O Diretório interessa muito aqueles que trabalham com a comunicação na Igreja e na sociedade.

O Diretório tem conteúdos riquíssimos divididos em dez capítulos nos seus 232 páginas. São eles: (i) Comunicação e Igreja no mundo em mudanças; (ii) Teologia da Comunicação; (iii) Comunicação e vivência da fá; (iv) Ética e comunicação; (v) O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; (vi) A Igreja e a mídia; (vii) Igreja e mídias digitais; (viii) Políticas de comunicação; (ix) Educar para a comunicação; (x) Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom. Além dos referidos capítulos o Diretório nos oferece um glossário de cinquenta e dois palavras. Em cada capítulo, além das reflexões apresentadas, encontramos pistas de ação para a formação, articulação, produção e espiritualidade da comunicação.

Nos vários capítulos há tópicos como: a) os desafios da comunicação, b) a espiritualidade do comunicador; c) a dimensão dialógica e participativa; d) ambiência comunicativa e ética; e) a importância da formação para a comunicação; f) comunicação da Igreja e opinião pública; g) critérios para estar na mídia; h) desafios presentes na cultura digital; i) as políticas públicas de comunicação; j) as políticas de comunicação no âmbito da Igreja; k) procedimentos de análise crítica dos meios de comunicação. l) comunicação e meios digitais etc.

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil é um livrinho de inestimável valor. É indispensável para bispos, padres e diáconos além de pessoas profissionais que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista.