Comunicadores do Maranhão refletem os desafios da comunicação humanizada durante 1º Mutirão de Comunicação

Com uma expressiva participação de cerca de 120 comunicadores das 12 dioceses pertencentes à Igreja Católica no Maranhão, o 1º Mutirão de Comunicação da Pastoral da Comunicação do regional Nordeste 5 foi realizado com sucesso, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Treinamentos Anajás, em Imperatriz (MA), na cidade de Imperatriz, diocese de Imperatriz.

O evento foi promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Maranhão, em parceria com o regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o propósito de discutir, refletir e aprimorar as práticas de comunicação pelos comunicadores católicos maranhenses, entre eles, agentes pastorais, religiosos, padres e leigos interessados em fortalecer e humanizar os processos comunicativos à luz da Palavra de Deus.

Sabedoria do coração

A temática central deste 1º Muticom teve por tema “Humanizar a comunicação com esperança e sabedoria do coração”, como um convite à reflexão sobre a importância de uma comunicação que transcenda as barreiras da tecnologia e toque verdadeiramente os corações das pessoas.

Pela primeira vez no Maranhão, padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, foi quem auxiliou os comunicadores com a temática principal do evento levando-os a pensar em como humanizar os meios de comunicação, principalmente no ambiente digital.

“Somos convidados enquanto pessoas, cristãos e não cristãos, independente da religião, a colocar nosso coração também nesses ambientes digitais, não no sentido de domínio, mas no sentido de humanizar esses espaços. Nós sabemos que a comunicação dentro desses ambientes é um espaço aonde criam-se relações, relações de afetividade, relações profissionais, relações de amizade fraterna, por isso nós somos enquanto pessoas, chamados, a pedido do próprio Papa Francisco, também da nossa inspiração natural a colocar mais humanidade nesse espaço e não deixar-se ‘tecnologizar”, mas ao contrário, nos ambientes da tecnologia colocar o nosso coração para que haja uma comunicação plena que possibilite o encontro que também o Papa Francisco nos convida a fazer”, declarou padre Arnaldo Rodrigues.

“Nos ambientes da tecnologia colocar o nosso coração para que haja uma comunicação plena que possibilite o encontro”, padre Arnaldo.

Em tempos onde a comunicação é muitas vezes rápida e superficial, a proposta foi fazer com que os comunicadores entendessem que é fundamental promover uma comunicação mais humana e eficaz, capaz de transmitir esperança e sabedoria do coração, e isso não se resume apenas em likes, a mensagem tem que chegar ao coração.

Confira a notícia na íntegra no site do regional NE 5.

Fonte: CNBB nacional.