Comunidade São José, Dourado, em Horizonte é elevada à Paróquia

Foto: Paróquia São João Batista, Horizonte / Reprodução

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, por meio do Decreto 003/2023, do dia 19 de junho de 2023 criou a Paróquia São José, Distrito de Dourado, em Horizonte (CE), distante 49,8 km da capital, sendo desmembrada da Paróquia São João Batista, em Horizonte. Com essa criação a Arquidiocese de Fortaleza passa a ter 147 Paróquias/Áreas Pastorais e a 75ª do governo pastoral do atual arcebispo.

O padre José Ferreira de Mesquita foi nomeado o primeiro pároco para pastorear essa porção do povo de Deus “com zelo apostólico e caridade pastoral o ministério paroquial, no modelo do Bom Pastor, tendo em vista acima de tudo, a maior glória de Deus e o bem dos fiéis”, lê-se em documento da provisão.

A sede da nova Paróquia fica na Igreja São José, Avenida Manoel Ferreira de Almeida, 680, que posteriormente será elevada a dignidade de Matriz. O território abrange 11 comunidades e cerca de 7 mil habitantes com diversas pastorais, movimentos e serviços para atender as necessidades da evangelização.

A data da celebração eucarística de instalação canônica será divulgada em breve.

Decreto: