Comunidades celebram novenário e festa a São Pedro e São Paulo

Foto: Vatican News

A celebração do novenário de São Pedro e São Paulo é um momento de profunda importância espiritual e comunitária. Ele oferece aos fiéis uma oportunidade de renovação e fortalecimento da fé, enquanto se conectam mais profundamente com as vidas e os ensinamentos desses santos fundamentais para a Igreja.

Por meio de missas, procissões marítimas e a pé e convívio social, as comunidades da Barra do Ceará, Jardim Guanabara, Tabuba, Barreira, Alto Guaramiranga e Capim de Roça se unem em uma expressão vibrante, devota de fé, esperança e amor às colunas da Igreja: Pedro e Paulo.

São Pedro

Originalmente chamado Simão, foi Jesus quem o nomeou Pedro (do grego “Petrus”, que significa pedra ou rocha). Este novo nome simbolizava o papel que Pedro teria como fundamento da Igreja. Natural de Betsaida, uma cidade na região da Galileia, Pedro vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. Jesus convidou Pedro a segui-lo enquanto ele estava pescando, um convite que também foi estendido ao seu irmão André.

Pedro foi um líder crucial na comunidade cristã primitiva, confirmando e dirigindo a fé dos primeiros cristãos. Durante a perseguição aos cristãos sob o imperador Nero, Pedro foi preso e crucificado de cabeça para baixo, conforme seu desejo de não ser crucificado da mesma forma que Jesus. Pedro foi martirizado no Circo de Nero, localizado na colina Vaticana. Sua sepultura tornou-se o local onde foi erigida a Basílica de São Pedro.

São Paulo

Paulo, originalmente Saulo de Tarso, era um perseguidor dos cristãos até sua conversão no caminho para Damasco. Após essa experiência transformadora, tornou-se um dos maiores evangelizadores do cristianismo. Paulo realizou extensas viagens missionárias, pregando o Evangelho e fundando comunidades cristãs em todo o mundo mediterrâneo. Suas epístolas às primeiras comunidades cristãs são parte essencial do Novo Testamento e continuam a influenciar a teologia cristã.

Paulo foi condenado à morte e decapitado pelo Tribunal romano, uma forma de execução menos humilhante reservada aos cidadãos romanos. Paulo foi martirizado na Via Ostiense, fora dos muros da cidade de Roma. Sobre seu túmulo, foi erigida a Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Programação na Igreja Matriz das respectivas comunidades paroquiais:

*Paróquia São Pedro, Barra do Ceará, Fortaleza

20 a 29 de junho

18h – Terço dos Homens

19h – Missa

Convívio social, após as celebrações

Informações: (85) 98113-7304

*Paróquia São Pedro e São Paulo, Jardim Guanabara, Fortaleza

Tema: “Com São Pedro e São Paulo por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”

21 a 30 de junho

5h30 – Procissão da Matriz para uma comunidade onde acontecerá missa e café partilhado

18h30 – Procissão partindo da comunidade que recebeu os santos pela manhã até a Matriz onde ocorrerá santa missa