Comunidades Eclesiais de Base realizaram seminário de formação

Aconteceu nos dias 14 e a5 de janeiro de 2012 um encontro arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja com assessoria de Irmã Teolides Trevisan (Irmã do Imaculado Coração de Maria – ICM) e padre José F. Marins, ambos assessores das CEBs da América Latina e Caribe. O encontro contou com a partição de mais de 100 pessoas de diversas comunidades, paróquias e áreas pastorais e regiões episcopais. O tema da formação foi “Revitalização das CEBs no atual contexto eclesial a partir de um renovado compromisso com o Jesus histórico”. O curso é parte de um processo de formação libertadora das CEBs de Fortaleza e é direcionado para lideranças e catequistas de comunidades de base, agentes de pastoral social e animadores e animadoras da Caminhada. Na ocasião padre Vileci Basílio Vidal, da diocese do Grato e coordenador do 13º Intereclecial das CEBs, falou sobre o tema “Justiça e profecia a serviço da vida”, e da data do evento que acontecerá de 7 a 11 de janeiro de 2014, em Crato, no Ceará. Padre Vileci Vidal disse aos participantes que o 13º já iniciou e que todas CEBs do Brasil e da América Latina já estão vivendo-o em suas comunidades, paroquias, dioceses, grupos, pastorais.

O que são CEBs? São Comunidades Eclesiais de Base, ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), se espalharam principalmente nos anos 1970 e 80 no Brasil e na América Latina. Consistem em comunidades reunidas geralmente em função da proximidade territorial, compostas principalmente por membros das classes populares, vinculadas a uma igreja, cujo objetivo é a leitura bíblica em articulação com a vida. Através do método ver-julgar-agir buscam olhar a realidade em que vivem (VER), julgá-la com os olhos da fé (JULGAR) e encontrar caminhos de ação impulsionados por este mesmo juízo à luz da fé (AGIR). A ação encontra respostas variadas segundo as circunstâncias, transcendendo os limites das igrejas. Estas comunidades impulsionaram a criação de clubes de mães, associações de moradores, inserção no movimento operário, e outras iniciativas que fortaleceram o movimento social. Durante a luta contra a ditadura militar, deram uma grande contribuição à redemocratização do Brasil. (Fonte: Wikipédia).

O que é o Intereclesial das CEBs? O Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base de todo o Brasil. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida, as reflexões das CEBs. Os Intereclesiais propiciam uma experiência eclesial única e muito enriquecedora, apesar ou até mesmo por causa de seus momentos de sofrimento e tensões. Revelam com maior clareza para muitos, a terrível situação de sofrimento do povo pobre. Manifestam também com que profundidade se vive nas bases da Igreja a relação entre fé e política. Servem de uma “lente de aumento” do que acontece em miniatura nas CEBs. Os Intereclesiais, têm propiciado a criação de uma consciência latino-americana com a presença de representantes de muitos países do continente. Esta amplia-se ainda mais pela presença de membros de Igrejas de outros continentes. Com isso, rompe-se a visão estreita e local de Igreja. Os Intereclesiais têm significado exercício privilegiado da prática ecumênica. Isto tem acontecido desde o início. E ultimamente se colocou a difícil prática de convivência com formas muito diferentes de inculturação cristã (indígena e negra) e da dupla prática religiosa de alguns de seus membros. O reforço da dimensão libertadora da Igreja e sua pastoral se dá por ser um encontro de comunidades de base, constituída fundamentalmente de pobres e pelo narrar de seus sofrimentos e lutas.

Vídeo com José Airton de Maria, da coordenação arquidiocesana das CEBs de Fortaleza