Confira a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Papa Francisco na missa pelos Migrantes em 6 de julho de 2018, em memória de sua visita a Lampedusa – Foto: Vatican News.

A mensagem do Papa Francisco para o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a ser celebrado em 29 de setembro de 2023, tem como tema “Deus caminha com o seu povo”. Nela, o Papa reflete sobre a dimensão sinodal da Igreja, destacando sua natureza como “povo de Deus em caminho”, uma peregrinação que pode ser comparada à experiência migrante.

O Pontífice faz uma analogia com a narração bíblica do êxodo, onde o povo de Israel atravessa o deserto em busca da Terra Prometida, representando a jornada da Igreja rumo ao encontro com Deus. Da mesma forma, ele enxerga nos migrantes de todas as épocas uma imagem viva desse povo em caminho, com suas “viagens de esperança” lembrando que “a cidade a que pertencemos está nos céus”.

O pontífice escreve “é possível ver nos migrantes do nosso tempo, como aliás nos de todas as épocas, uma imagem viva do povo de Deus em caminho rumo à Pátria eterna. As suas viagens de esperança lembram-nos que «a cidade a que pertencemos está nos céus, de onde certamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo» (Flp 3, 20).

Baixe a mensagem: